Páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

Viúva de Roberto Bolaños, a atriz Florinda Meza analisa o fenômeno Chaves Em livro publicado no Brasil em 1995, a parceira do humorista mexicano avaliou a importância e o mérito do seriado que consagrou os atores mexicanos

Publicação: 28/11/2014 19:10 Atualização: 29/11/2014  12:05
Viúva do humorista Roberto Gómez Bolaños, que morreu nesta sexta-feira (28), Florinda Meza García teve participação ativa em grande parte da carreira do marido. Chegou ao ponto, inclusive, de emprestar o nome à personagem de El Chavo del ocho(título original de Chaves). Em 1995, foi publicado no Brasil o livro O diário do Chaves, em que Bolaños escreve como se fosse o menino pobre da telinha. No posfácio, coube à mulher dar a dimensão do que o fenômeno mundial do ponto de vista dos atores.






Confira alguns trechos: 
 
"Tudo começou num dia de março de 1972, quando o escritor e ator mexicano Roberto Gómez Bolanos (mais conhecido por Chespirito) apresentou na televisão o primeiro programa do seriado que comoveria um continente inteiro e boa parte do resto do mundo. No seriado aparece o ator, que já havia alcançado a idade adulta há muito tempo, vestido como uma criança pobre. (...)
 
"Carente de tanta coisa, que nem parece ter um nome próprio. Mas nem isso faz falta para ele, porque seu apelido, Chaves, será ouvido e repetido semanalmente por mais de 300 milhões de telespectadores (e esse número continua crescendo). 
Ignora-se quem foram seus pais, quando nasceu e de onde veio. Sabe-se, por outro lado, que ele não tem brinquedos e quase nunca toma café-da-manha. No entanto, em muitas ocasiões, o personagem demonstra otimismo. Talvez porque no fundo saiba, como disse seu criador, que possui o bem mais valioso de todos: a vida.

"O seriado tem por objetivo divertir e entreter, e consegue atingir essa meta muito melhor do que qualquer outro programa que a televisão do continente já tenha apresentado (incluindo a TV norte-americana). Mas nem sempre consegue isso pelo fato de arrancar gargalhadas do público, porque em muitas ocasiões é a ternura que constitui o elemento principal da diversão. E não será justamente essa ternura o fundamento e a explicação do inacreditável fenômeno que representa o Chaves (...)
 
"Quando o Chaves invadiu o Brasil (dublado para o português, é claro), em pouco tempo a audiência do programa ultrapassa a marca da Xuxa, o insuperável ídolo local. (...) Algum dia a História terá de registrar tudo o que diz respeito a este fenômeno. Para mim, enquanto isso, fica a satisfação de ter participado desta inigualável história, a que dou fé com esse diário"

Histórico
Por Florinda Meca
Pelas ruas de Bogotá se aglomera uma multidão composta por um número de pessoas que, segundo cálculos oficiais do governo colombiano, ultrapassa 3 milhões. Inevitavelmente, há empurrões, apertos, desmaios, ataques histéricos etc. Tudo isso em conseqüência do incontrolável afã de contemplar o ídolo; ou de tocá-lo, se possível fosse.
Mas quem é essa importante figura que provoca tudo isso? Um herói nacional? Um campeão mundial de esporte? O Santo Papa? Não. Nesta ocasião, a personalidade não é ninguém mais que uma criança pobre.
Mentira!... E um adulto disfarçado de criança pobre, e as pessoas sabem disso! Mas o que é que tem? De qualquer jeito, estamos falando do "Chaves". Podia-se recorrer a especialistas em psicologia de massas, e ainda assim seria difícil encontrar uma explicação para o fenômeno. Portanto, é melhor nos contentarmos em expor os fatos:
Tudo começou num dia de março de 1972, quando o escritor e ator mexicano Roberto Gómez Bolanos (mais conhecido por Chespirito ") apresentou na televisão o primeiro programa do seriado que comoveria um continente inteiro e boa parte do resto do mundo. No seriado aparece o ator, que já havia alcançado a idade adulta há muito tempo, vestido como uma criança pobre: sapatos velhos, grandes pra ele; calça puída, cheia de buracos e remendos; camiseta nas mesmas condições; duas tiras de pano fazendo o papel de simples suspensórios; e, além de tudo, um gorro com tapa-orelhas que viria a ser a principal característica de sua indumentária. E carente de tanta coisa, que nem parece ter um nome próprio. Mas nem isso faz falta para ele, porque seu apelido, "Chaves", será ouvido e repetido semanalmente por mais de 300 milhões de telespectadores (e esse número continua crescendo).
Dizem — eventualmente — que mora na casa número 8 de uma velha porém limpa vila, e daí vem seu apelido. Mas ninguém viu essa casa até hoje. Por outro lado, muitas vezes foi visto refugiando-se num barril que fica no pátio da vila, o que fez com que muitas pessoas dissessem que era ali onde morava o popular Chaves, apesar de ele ter explicado, repetidas vezes, que o barril era só o que dissemos algumas linhas acima: um refúgio, esse cantinho especial que todas as crianças têm e no qual elas costumam se esconder pra chorar, sonhar etc.
Ignora-se quem foram seus pais, quando nasceu e de onde veio. Sabe-se, por outro lado, que ele não tem brinquedos e quase nunca toma café-da-manha. No entanto, em muitas ocasiões, o personagem demonstra otimismo. Talvez
porque no fundo saiba, como disse seu criador, que possui o bem mais valioso de todos: a vida.
O seriado tem por objetivo divertir e entreter, e consegue atingir essa meta muito melhor do que qualquer outro programa que a televisão do continente já tenha apresentado (incluindo a TV norte-americana). Mas nem sempre consegue isso pelo fato de arrancar gargalhadas do público, porque em muitas ocasiões é a ternura que constitui o elemento principal da diversão. E não será justamente essa ternura o fundamento e a explicação do inacreditável fenômeno que representa o Chaves? Porque, por outro lado, nem sequer é o mais "piadista" dos personagens que compõem o maravilhoso elenco do programa, pois neste caso destacam-se fortemente Seu Madruga, a Chiquinha ou o Quico.
E então?
A ternura.
Porém, o Chaves tem outra característica que o distingue de todos os outros adultos que tenham representado uma criança, seja na TV, no cinema, no rádio, no teatro ou em qualquer outro meio similar: o Chaves não é o menino levado, nem o menino inteligente, nem o bobo demais, nem o bonito – também não é o mais feio -, não, o Chaves é simplesmente o mais meigo.
Mas independentemente de que se deva à infinita ternura que inspira, ao quanto diverte e entretém ou a qualquer outra razão, o impacto é extraordinário. Quando sua chegada a Santiago do Chile é anunciada, a euforia popular indica que os estudantes irão recebê-lo no aeroporto em vez de ir à escola. E as autoridades do Ministério da Educação não deixam que isso represente uma falta... declarando feriado geral e informando que a razão é somente esta: possibilitar às pessoas a oportunidade de verem seu ídolo. Este, então, desfila em companhia de seu popular grupo, seguido por uma multidão que vem desde o distante aeroporto até a porta do hotel onde ficará hospedado.
Noutra cidade da mesma República do Chile, Valparaíso, a multidão permanece horas e horas na porta do hotel, mostrando-se feliz pelo simples fato de o Chaves e seus companheiros acenarem para eles. E mais: a multidão começa a cantar espontaneamente "Lá vem o Chaves", a música-tema do grupo.
Depois, as apresentações pessoais não só tornam a confirmar a popularidade do Chaves, como também criam marcas inigualáveis. Por exemplo: duas apresentações no mesmo dia (uma pela manhã, outra à tarde), no Estádio Nacional de Santiago do Chile, que tem capacidade para 80 mil pessoas e fica lotado nas duas apresentações, como ficou na célebre encenação da Quinta
Vergara, onde se realizam os famosos festivais de música de Vinha dei Mar, lugar em que o Chaves e seu grupo bateram recorde de audiência, obrigando grande parte do público a se "instalar" nas montanhas vizinhas.
CARACAS, VENEZUELA
Os empregados do hipódromo seguem para o trabalho pelo mesmo caminho e à mesma hora de sempre. Mas não haviam se dado conta de que, neste mesmo caminho, e à mesma hora, milhões de motoristas dirigem-se a um lugar perto do hipódromo: o espetacular auditório chamado O Poliedro, onde se apresentam o Chaves e seu grupo. Resultado: o engarrafamento impede que os funcionários do hipódromo cheguem a tempo ao trabalho. Consequentemente, as três primeiras corridas ocorrem sem os bilheteiros que recebem as apostas, o que faz com que a empresa deixe de ganhar algo em torno de 3 milhões de bolívares.
Segunda conseqüência: a partir deste dia, as autoridades decretaram que não haverá mais espetáculos no Poliedro nos mesmos dias em que haja corridas no hipódromo.
BUENOS AIRES, ARGENTINA
"Estão loucos", comenta alguém; "o Luna Park só enche quando tem luta do Monzón ". (Carlos Monzón, o lutador de boxe mais popular da Argentina). "Como é que este grupo mexicano tem a pretensão de fazer cinco apresentações consecutivas nesse lugar?"
Disseram isso ao empresário que havia contratado o Chaves, que sabia o que estava fazendo, pois o espetáculo lotou o gigante e popular auditório (Luna Park) não apenas nas cinco apresentações previstas, mas também nas outras que tiveram de acrescentar. (E ainda assim ficou tanta gente do lado de fora, por falta de lugar, que poderiam ter organizado mais sessões extras, não fosse o compromisso de se apresentarem em outras cidades, como Córdoba, Rosário, Mar dei Plata, Mendonza, Tucumán, Santiago dei Estero etc, onde também lotaram os lugares.)
Aqui seria interessante fazer uma pausa no tempo para voltar ao mesmo lugar nove anos depois. Quantos booms se repetem depois de nove longos anos? Este! Sim, porque o grupo volta ao lugar contratado nesta ocasião para fazer sete apresentações, e não só consegue lotar as arquibancadas do Luna Park novamente, como também tem de fazer, outra vez, mais duas apresentações além das programadas, até alcançar o insuperável recorde de nove dias consecutivos.
Nesta ocasião, na mesma Buenos Aires, um homem se aproxima para tirar uma fotografia com o Chaves, garantindo que "dentro de dois anos aquela
fotografia ocuparia um lugar de destaque na Casa Rosada, residência oficial do governo argentino ". Este homem se chamava Carlos Menem.
LIMA, PERU
"As pessoas dirigiram-se ao aeroporto até de bicicleta para receber o Chaves. "Assim dizia a notinha do jornal referindo-se à chegada do popular personagem. Mas a multidão não se limitou a chegar da maneira que pôde, e sim, além disso, derrubou a cerca que delimita o espaço das pistas de aterrissagem e as invadiu, exigindo uma operação de resgate por parte da segurança do aeroporto para poder tirar os atores mexicanos em ambulâncias que vieram em seu socorro.
O trânsito aéreo sofreu um atraso de duas horas, tempo que o exército levou para retirar (sem nenhuma violência, evidentemente) as mais de 50 mil pessoas da pista.
PANAMÁ, PANAMÁ
Depois de ter lotado todos os locais onde se apresentaram, Chaves e seu grupo são convidados à casa do senhor Demetrio Laças, presidente da República. No encontro estão presentes ministros do Gabinete, o governador da Província do Panamá e um sem-número de personalidades.
SAN JUAN, PORTO RICO
O prefeito entrega as chaves da cidade ao Chaves. Não há lugar na ilha onde não o conheçam. O público enche até lotar todos os lugares onde o grupo se apresenta, seja em San Juan, Ponce, Mayagüez, Arecibo, Aguadílla, Bayamón etc.
NOVA YORK, EUA
Madison Square Garden, cenário de luxo reservado exclusivamente para as grandes celebridades do universo do espetáculo. E claro: uma dessas celebridades é o Chaves, que consegue lotar o lugar com um público que não pára de rir ou aplaudir durante toda a apresentação. Ao terminar, um policial negro aproxima-se do Chaves e diz: "Eu não sei uma única palavra em espanhol... mas você é maravilhoso!"E aperta sua mão efusivamente.
SÃO PEDRO SULA, HONDURAS
Chaves e seu grupo não podem entrar no hotel onde se hospedariam porque uma multidão, tendo sabido que ficariam lá, invadiu o local e uma área
equivalente a três quadras em volta do hotel. Com isso, vêem-se forçados a se hospedar num ar secreto.
GUATEMALA, EL SALVADOR, NICARÁGUA, COSTA RICA
As ideologias podem ser diferentes, mas o fervor popular volta-se para um só alvo: o Chaves. E pode até haver problemas na região, mas nada que impeça que todos os locais sejam insuficientes quando se apresentam o Chaves e sua turma.
E a história se repete no Equador, Uruguai, Paraguai; mas não apenas os locais abarrotados atestam o mencionado fervor popular. Não, o fenômeno adquire características de ordem sociológica quando, por exemplo, o presidente da República da Colômbia oferece uma recepção para o Chaves na própria Casa Civil, onde tanto ele como seus ministros tiram suas gravatas para que a reunião assuma um caráter mais descontraído.
E depois, as frases características:
O taxista de Buenos Aires: "Imagina, não é nada; não posso cobrar daquele que levou tanta felicidade para minha casa. "A primeira-dama de Vinha dei Mar: "Façam-me o favor de receber esta casa de presente. E a única maneira de pagar a alegria que vocês proporcionam aos meus netos. "O diplomata da Guatemala: "Vocês são os melhores embaixadores que o México, ou qualquer outro país, já enviou a esta terra. "Um político da Costa Rica: "Chaves, se você concorresse à presidência deste país, ganharia com 99% dos votos. "Uma criança de Sanjuan: "Toma aqui, Chaves: só tenho dois dólares, mas são pra você comprar um sapato novo. "
Uma criança de El Salvador (que estava no México): "Fiz essa viagem do meu país até o seu — de carona — só pra cumprimentá-lo pessoalmente, Chaves!"
Crianças, adolescentes, idosos, homens e mulheres de todo o continente:
"Obrigado, Deus os abençoe, obrigado, obrigado..."
Um professor de uma escola equatoriana: "Recomendo que meus alunos não percam o programa do Chaves; é mais proveitoso do que muitos livros que vemos por aí. "
O menino que vende lembrancinhas aos passageiros de ônibus em Guatabita, Colômbia: "Olha, Chaves, aqui tenho um exemplar seu!" E mostra um Chaves entalhado em madeira, que usa no pescoço. Depois: "Toma, Chaves, fica com esse de presente!" - a mercadoria que estava vendendo.
Depois o Chaves invade o Brasil (dublado para o português, é claro) e, em pouco tempo, a audiência do programa ultrapassa a marca da Xuxa, o insuperável ídolo local. Cruza depois o oceano. Mas não fica apenas na
Espanha, onde seu sucesso é geral e imediato, mas se estende por muitos outros países. E os dubladores de plantão permitem que se ouça o Chaves em italiano, russo, chinês, hindu etc.
E algum dia a História terá de registrar tudo o que diz respeito a este fenômeno. Para mim, enquanto isso, fica a satisfação de ter participado desta inigualável história, a que dou fé com esse diário.

Roberto Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, morre aos 85 anos no México

O ator Roberto Bolaños, criador de personagens como Chaves e Chapolin, morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28), em sua casa em Cancún, no México.
A causa da morte não foi divulgada. Segundo Edgar Vivar, intérprete de Seu Barriga, o corpo será transportado para a Cidade do México, onde será velado.
Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro, segundo informações divulgadas em abril. Em suas últimas aparições públicas, Bolaños se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.
Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos, inclusive a Dona Florinda, desde 2004. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre. 
"El Chavo del Ocho", nome original da série "Chaves", foi exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México. No Brasil, "Chaves" é o seriado infantil de maior longevidade da TV. No ar no SBT desde 1984, o programa conta a história de um menino órfão que vive dentro de um barril, em um cortiço.
O personagem e seus amigos Quico, Chiquinha, Nhonho, seu Barriga, seu Madruga, dona Florinda, professor Girafales e dona Clotilde, conhecida como "a bruxa do 71", conquistaram crianças e adultos de todas as gerações no país com seu humor ingênuo, cheio de bordões e sem qualquer palavrão. As histórias de Chaves e sua turma ganharam adaptações em desenho animado, videogames e peças de teatro.
O SBT interrompeu a exibição de um episódio de "Chaves" para noticiar a morte do artista (veja vídeo abaixo). À noite, a emissora divulgou uma nota lamentando a morte e anunciou a exibição de um especial em homenagem a Bolanõs, às 21h15. "É com muito pesar que a direção do SBT confirma o falecimento do ator Roberto Bolaños, o Chaves, na tarde desta sexta-feira. O SBT lamenta a perda do grande artista que faz parte da programação da emissora há 30 anos. Lamentamos a perda do ator e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Roberto Bolaños", dizia o comunicado.
 Biografia
Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Bolaños começou a carreira como escritor criativo para rádio e televisão durante a década de 1950. Começou a representar como ator em 1960, no filme "Dois Criados Malcriados". 
"Desde criança, minha característica principal sempre foi o medo. Lembro que sentia medo de olhar debaixo das camas e quando jovenzinho, foi pior, por isso fui briguento", contou Bolaños em uma das muitas entrevistas que concedeu.
Quando adolescente, Bolaños sonhava ser jogador de futebol e se destacou em torneios escolares de boxe, que disputava escondido da mãe. Aos 22 anos, começou a estudar engenharia mas se aventurou a escrever anúncios em uma agência de publicidade e logo estreou como roteirista em programas de rádio, televisão e cinema que ganharam fama.
Mais tarde, aproveitou a ausência de algum ator nas gravações para fazer graça diante das câmeras, dando os primeiros passos para o comediante que interpretaria personagens nascidos em sua própria imaginação.
Aos 40 anos, Bolaños estreou na televisão mexicana com o programa "Chespirito" que, com interpretações diversas, ficou no ar por 25 anos ininterruptos em horário nobre. Após alcançar níveis inéditos de audiência, foi exportado para o restante da América Latina e para a Espanha.
Bolaños começou sua carreira como roteirista de programas de comédia e de obras do seu xará de codinome, o britânico William Shakespeare, cujo apelido no diminutivo, pronunciado à espanhola, se leria "Chespirito".
Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.
Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do "Programa Chespirito".
Conhecido pelo carisma, Bolaños também colecionou polêmicas durante a carreira, várias delas relacionadas ao elenco de seus seriados. A principal foi uma batalha judicial com Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, pelos direitos de utilização da personagem, criada e posteriormente registrada por ele, nos anos 1970.
Com Carlos Villagrán, o Quico, a relação também não era das melhores, principalmente após a saída do ator do elenco de "Chaves". Proibido de encarnar o personagem no México, ele foi obrigado a rumar para a Venezuela, onde estrelou a própria série, num formato similar ao seriado original.

"Roberto, não se vá", lamenta Edgar Vivar, o Seu Barriga, após morte de Bolaños; veja repercussão Comediante morreu aos 85 anos no México

por REDAÇÃO
28 de Nov. de 2014 às 19:45
O ator que interpretou os personagens Chaves e Chapolin Colorado na TV, Roberto Gómez Bolaños, morreu nesta sexta-feira, 28, aos 85 anos, na cidade de Cancún, no México. O motivo da morte não foi confirmado. Doente desde novembro de 2013, ele vinha sofrendo com complicações físicas e mal conseguia se movimentar, mantendo-se em repouso permanente. As informações são da emissora mexicana Televisa, responsável pela produção dos programas do humorista.
O mexicano Chespirito (como era conhecido) foi um dos nomes mais marcantes da comédia na América Latina, protagonizando expressões icônicas, como “foi sem querer querendo”, “não contavam com a minha astúcia!” e “isso, isso, isso”, esta acompanhada pelo gesto característico com os dedos. Casado com a atriz Florinda Meza (intérprete da maioria das personagens femininas das séries Chaves e Chapolin, entre elas, a Dona Florinda), Bolaños morava na cidade de Cancún, ao nível do mar, para favorecer as condições de saúde, em um balneário, afastado das investidas da imprensa.
Veja a repercussão nas redes sociais da morte de Roberto Gómez Bolaños:
Edgar Vivar @varedg - o 'Seu Barriga'
Roberto, não se vá. Permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem nos fez feliz. Adeus, Chavito, até sempre.
Maria Antonieta de Las Nieves - a Chiquinha
Obrigada por ter feito tanta gente feliz e pelos maravilhosos momentos que dividimos no grupo. Descansa em paz, Roberto.
Fernanda Gentil - apresentadora
É o que sempre digo: a fama, o sucesso e até o dinheiro passam. Ninguém é maior que a televisão! O que ficam são os princípios, os valores, a família e o que aprendemos em casa. A saúde é um bem que não se compra nem se vende - quem a tem, tem que comemorar. Todos os dias. Todas as horas. Porque um dia e uma hora, ela acaba.... descanse em paz esse gênio do humor que fez tantos sorrisos.
Anitta - cantora
E lá se vai mais um gênio. #RIP
Ivete Sangalo @ivetesangalo - cantora
Roberto Bolaños , tão incrível com o seu personagem "Chaves" me fez sorrir muitas vezes. Lamento tanto.
Liniers @porliniers - cartunista argentino
Y ahora... ¿Quién podrá defendernos? #AdiosChespirito.
Pedro Neschling ?@pedroneschling - ator
Bolaños morreu. Deixo meu sincero agradecimento por sua obra. Gênio da raça.
Rafael Cortez ?@cortezrafa - comediante
Morreu o Chaves! O que era bonzinho, o da TV. Tá entrando no barril no céu debaixo de croques do Seu Madruga nesse momento! Valeu Roberto!
Rodrigo Scarpa (Vesgo) - humorista
Que notícia triste! Roberto Gomez Bolaños morreu. Sou muito fã e admirador da história desse grande ídolo. É impressionante a capacidade de divertir com sua simplicidade ultrapassando gerações e décadas na TV. #luto #forca a todos que como eu são fãs de Chaves!
Tata Werneck ?@Tatawerneck - atriz
Pelo amor de Deus!!! Luto oficial!! Meu maior ídolo! Meu amor!! Minha grande inspiração! Chaves!!!!!! Caraca, tô chorando que nem uma idiota.
Thaíssa Carvalho @carvalhothaissa - atriz
Não creio! Que triste ! Chaves faz parte da minha história. Mesmo depois de assistir mil vezes o mesmo episódio, continuo achando graça! Genial. Um personagem tão singelo e real. Tenho certeza que meus filhos vão se divertir com você Roberto Bolaños. Descanse em paz. #ripchaves
Valesca Popozuda ?@ValescaOficial - cantora
E fica um vazio no coração, né? O Roberto Bolaños, o eterno #Chaves, faleceu. Meus sentimentos à família dele e q ele descanse em paz #RIPChaves

domingo, 9 de novembro de 2014

Usuário de drogas é morto a facadas em sua própria casa

 

O uso de drogas vitimou mais um jovem na região metropolitana de São Luís.
Antônio Ribeiro Gomes Filho, 21 anos, foi morto a facadas em sua própria casa, no Sítio Natureza, na área do Maiobão, em Paço do Lumiar.
Antonio Ribeiro morto no sitio naturesa (1)
O principal suspeito é outro jovem: Luís Carlos de Oliveira de Jesus, 18 anos, que foi preso pela polícia.
O corpo já foi removido pelo Instituto Médico Legal.

Ribamar: Homicídio em bar e homem é vítima de latrocínio

 

morte j limaDois homicídios foram registrados em Ribamar nesta sexta-feira (7). Os crimes ocorreram no Jardim Tropical I e no bairro Jota Lima.
No bairro Jota Lima, um homem identificado como José Felipe de Sousa, de 51 anos, foi assassinado a facadas. A suspeita é que ele tenha sido vítima de uma latrocínio.
No Jardim Tropical I, o dono de bar Manoel Carvalho, de 46 anos, foi assassinado a tiros. Por volta das 20h, três homens chegaram ao seu bar, na Avenida Paraíso, e dispararam cinco tiros contra a vítima. A vítima não resistiu e morreu no local.

em pretensões, Fla “vende” jogos por receita


LuxaA eliminação, tida como improvável na semifinal da Copa do Brasil, após a goleada sofrida para Atlético-MG, por 4 a 1, colocou um ponto final em qualquer tipo de pretensão do Flamengo nesta temporada. Mesmo com a vantagem obtida do Rio, na primeira partida, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo não conseguiu colocar em campo tudo aquilo que foi planejado, deixando escapar o sonho de uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem.
– Não conseguimos a classificação porque não jogamos bem. É inexplicável uma derrota deste tipo – disse o zagueiro Wallace, que antes da partida, lembrou que para se classificar, o Fla não poderia repetir os erros cometidos pelo Corinthians contra o próprio Galo, nas quartas de final.
A derrota, por sua vez, demonstrou a fragilidade do elenco, que, em boa parte do segundo tempo, não contou com quase nenhum jogador experiente. A entrada de Mattheus na vaga de Everton aponta bem essa realidade. Outro ponto muito contestado por boa parte da torcida, que comparou a derrota à fatídica eliminação para o América do México, na Libertadores de 2010, foram as falhas individuais, principalmente a de Eduardo da Silva, que originou o segundo gol da equipe atleticana.
Sinal de que o ano do Fla está mesmo “perdido”, é que a diretoria pretende usar as próximas partidas como mandante para tentar arrecadar uma receita ainda maior para os cofres. Destas três que restam – os últimos do time no ano –, dois já estão vendidos. O primeiro deles, contra o Coritiba, no dia 16, já foi confirmado pela CBF para acontecer na Arena Pantanal. O duelo contra o Vitória, na penúltima rodada da competição, irá ocorrer em Manaus. E a tendência é de que o jogo contra o Criciúma também não seja no Maracanã.
DO LANCENET, COM EDIÇÃO DO GI PORTAL

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ex-prefeito de Buriticupu é denunciado por improbidade TCE-MA identificou ausência de processos licitatórios no exercício de 2008. Denúncia foi ajuizada por meio de ação no dia 24 de outubro.


A Promotoria de Justiça de Buriticupu denunciou o ex-prefeito Antonio Marcos de Oliveira, mais conhecido como Primo, e a ex-secretária municipal de Saúde Daniele de Macedo por improbidade administrativa. A denúncia foi ajuizada por meio de ação no dia 24 de outubro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5) pela assessoria do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).
De acordo com a promotoria, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) identificou a ausência de processos licitatórios referentes ao município no exercício financeiro de 2008. Segundo o promotor Gustavo Bueno, a prática configura ato de improbidade administrativa, já que foram violados os princípios constitucionais da transparência, moralidade e legalidade na administração pública,
Na ação, o promotor pede a condenação do ex-prefeito e da ex-secretária por improbidade administrativa, com ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar ou receber qualquer benefício do Poder Público pelo prazo de cinco anos.
http://glo.bo/1zwtNn9

sábado, 1 de novembro de 2014

ASSUNTO: I Campeonato de futebol digital de Açailândia

Evento reuniu jogadores de videogame de Açailândia e cidades vizinhas

Uma atração chamou bastante a atenção do público nos últimos dias do Workshop Empresarial de Açailândia: foi o 1º Campeonato de Futebol Digital de Açailândia – PES 2014. O evento reuniu jogadores de videogame, inclusive de Imperatriz, para disputar prêmios como Playstation 4, um cheque no valor de R$ 500 e um cheque no valor de R$ 300. A sala estava sempre lotada de curiosos e dos próprios jogadores que disputaram a valiosa premiação oferecida pelo SicoobCredima.

O evento foi idealizado e organizado pelo gestor de projetos do Sebrae, Reginaldo Medeiros, que informa que a realização deste primeiro campeonato buscou conhecer o mercado local de games, usuários, desenvolvedores de app e softwares de entretenimento. Para 2015, ele afirma que o evento será bem mais organizado e haverá ainda a confecção de camisetas. Como premiação, o vencedor ganhará uma viagem para a Feira Internacional de Games, que acontece em São Paulo.

Neste evento, participaram 48 jogadores de Açailândia e Imperatriz. De acordo com o organizador, a divulgação foi apenas em redes sociais, mas a presença maciça de tantos competidores revelou o sucesso da iniciativa. “O evento foi um sucesso. Ano que vem vamos divulgar mais e fazer com que 30 participantes joguem ao mesmo tempo”, informou.

Como parceiro do evento, o gestor do Sebrae contou com o apoio da loja de games de Açailândia Mundo dos Games, por meio do seu proprietário Luís Carrilho. O ganhador do prêmio principal, o Playstation 4, foi o jogador Leo de Imperatriz. Os outros ganhadores dos prêmios de 2ª e 3ª lugar foram os jogadores Carol e Júlio Trovão.




ASSUNTO: Workshop Empresarial movimento comercioaçailandense




Evento que aconteceu entre os dias 15 e 18 deste mês atraiu estudantes e comerciantes em busca de conhecimento
Palestras, área de visitação a estandes, música ao vivo, campeonato de jogos, sorteio de brindes, desfiles e cursos. Estes foram alguns dos atrativos da 7ª edição do Workshop Empresarial de Açailândia realizado no período de 15 a 18 deste. O evento, que é organizado pelo Centro Empresarial de Açailândia (Acia, Sica e CDL) em parceria com o Sebrae, trouxe para a população, este ano, quatro palestras magnas, com palestrantes de renome nacional, que foram realizadas em todas as noites do evento.

Com o tema “Inovação e Tecnologia”, o Workshop atraiu a presença de jovens estudantes, que atualmente são os mais interessados nessa área de conhecimento, assim como de comerciantes em busca de soluções tecnológicas, com um custo menor e que realmente aumente visibilidade e aumento a venda de produtos e/ou serviços dos estabelecimentos dos participantes.

De acordo com a organização do evento, o tema escolhido se estabeleceu a partir da ideia de que, atualmente, é impossível sobreviver em um mercado competitivo sem o uso das novas plataformas tecnológicas de comunicação que surgem diariamente. Para eles, a empresa que não se atualizar e souber usar de forma responsável, correta e dinâmica as redes sociais e a internet não conseguirá alcançar um público muito longe.

Os quatro dias representaram também, além de conhecimento, uma ótima oportunidade de realização de negócios, já que os empreendimentos dos empresários participantes ganhavam mais visibilidade e visitas constantes de clientes que podiam conhecer a gama de produtos e serviços oferecidos.

Durante a cerimônia de abertura, o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Açailândia – representandoas outras entidades empresariais – LucimarCordeiro, agradeceu aos presentes e falou sobre a importância da realização desse evento na cidade. De acordo com ele, é preciso que os empresários da cidade possam continuar participando ativamente destas programações para que continuem obtendo conhecimento para alavancar seus negócios.

Já a gerente do Sebraeem Açailândia, Rosilene Borges, falou sobre o histórico do evento e lembrou que antes de ser sucesso de público, ele foi pequeno, chegando a ser realizado em apenas uma sala de duzentas pessoas. “Desejo a vocês que participem ativamente e levem alguma lição das palestras e dos vários cursos oferecidos gratuitamente durante todos os dias. O Sebrae é parceiro de vocês e por isso continua apoiando essa iniciativa voltado a todos os açailandenses”, destacou.

Durante os dias de evento os interessados puderam fazer oficinas gratuitas com um tema importante relacionado à tecnologia, tais como “Como usar um blog na sua empresa”, “Como usar o twitter na sua empresa”, “Criar uma página empresarial no facebook”, “Como construir sua loja virtual” além das oficinas de empreendedorismo, controle financeiro, vendas, cooperativismo e gestão de negócios – todas voltadas para o microempreendedor individual.
           
Uma atração que chamou bastante a atenção dos rapazes nos dois últimos dias de evento foi o 1º Campeonato de Futebol Digital de Açailândia – PS 2014. O evento reuniu jogadores de videogame, inclusive de Imperatriz, para disputar prêmios como Playstation 4, um cheque no valor de R$ 500 e um cheque no valor de R$ 300. A sala estava sempre lotada de curiosos e dos próprios jogadores que disputaram a valiosa premiação oferecida pelo SicoobCredima.

Os palestrantes

Na primeira noite do evento, oMágico Renner falou para as 500 pessoas que lotaram o auditório. Com a famosa frase de efeito “Não, Mil vezes nãoooooo”, o mágico arrancou risos e olhares de perplexidade do público que ficou impressionado com as suas mágicas. Ele falou sobre a fórmula mágica do sucesso e “ensinou” como um verdadeiro empreendedor deve se comportar para alcançar o tão sonhado sucesso profissional e pessoal.

Já o palestrante Gilberto Russo, falou sobre como ser um líder conectado e alcançar resultados satisfatórios junto à sua equipe. Ele mostrou vários aplicativos que são úteis para facilitar esse trabalho e explanou sobre alguns deles, mostrando a sua importância e também como usá-lo da forma mais adequada.

Com entusiasmo, o Prof. Gretz passou sua mensagem ao público presente no terceiro dia do evento. De uma forma bem irreverente, ele contava diversas histórias para ilustrar o que os empreendedores deveriam saber para melhorar sua vida pessoal e consequentemente sua vida empresarial.

Para encerrar a programação de conhecimento, o palestrante André Tadeu falou sobre a marca dos empreendedores campeões, aqueles que obtém sucesso. Com o auditório lotado ele encarnou personagens e passou sua mensagem de forma bem dinâmica e divertida fazendo o público dar muitas gargalhadas, mas também ficar pensativo sobre o assunto.



terça-feira, 21 de outubro de 2014

POSTINHO COM AR CONDICIONADOS SEM FUCIONAR

POSTINHO   COM  AR  CONDICIONADOS  SEM  FUCIONAR   IMPEDE  MEDICO   ATENDER  OS  PACIENTES  A DIAS.  
CONSULTÓRIO    MEDICO  DO    POSTINHO    DO  COLÉGIO  AGRÍCOLA  ESTA  COM  AR  CONDICIONADO    SEM  FUNCIONA  A  DIAS   E  HOJE  PARA  OS   PACIENTES  NÃO  FICAREM  SEM  SER  ATENDIDOS  O   DRº    ABDALA  PARA    ATENDER  OS  PACIENTES  DA  QUELA  UNIDADE  MEDICA  FOI  PRECISO   IR  PRA  SALA  DE   VANINAÇÃO  PARA  ATENDER  OS  PACIENTES  .
E   TAMBÉM    AQUELA   UNIDADE   NÃO  TEM   VIGIA    SENHOR    PREFEITO  VAMOS   COLACAR  VIGIAS  NAQUELA  UNIDADE  E  MANDE  AJEITAR    O  AR  CONDICIONADO .
  E   ISSO  SEM  FALA  DAS  OUTRAS  QUE  TAMBÉM  PODE  ESTA    NA   MESMA  SITUAÇÃO .

E  ESTE  É  O NOVO  TEMPO   E  NOVA  HISTORIA    PARA  BURITICUPU-MA  . 


      

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Prefeita de Bom Jesus das Selvas capota o carro próximo ao povoado Novo Bacabal, na BR-222

A prefeita do município de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Campos Damião Daher (PT do B), sofreu um acidente na tarde deste domingo (19) na BR-222, próximo ao povoado Novo Bacabal, distrito de Açailândia.
Segundo informações, a prefeita trafegava sentido Bom Jesus das Selvas/Açailândia quando um motoqueiro atravessou em sua frente, para não matá-lo, a mesma teria tentado desviar e acabou capotando o veiculo.
A SW-4 de cor branca que a mesma dirigia ficou parcialmente destruída. Com o impacto, Cristiane sacou do carro. Pessoas que passavam no local prestaram os primeiros socorros até a chegada do serviço de atendimento móvel de urgência – SAMU, que a conduziu para um hospital particular de Imperatriz.
Ainda de acordo com informações, Damião sofreu apenas ferimentos leves, mas se encontra internada, em observação.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ASSUNTO: 7° Workshop Empresarial de Açailândia DATA DE ENVIO: 14.10.2014

7° Workshop Empresarial de Açailândia tem início nesta quarta-feira (15)


Evento, que este ano tem como tema “Inovação e Tecnologia- Conectados numa só rede”, acontecerá entre os dias 15 e 18 de outubro
Terá início em Açailândia, nesta quarta-feira (15), a sétima edição do Workshop Empresarial, promovido pelo Centro Empresarial em parceria com o Sebrae. O evento contará com oficinas, palestras magnas apresentações culturais e stands de visitação durante todos os dias.
Este ano, o Sebrae em parceria com a Associação das Profissionais de Beleza de Açailândia – APBA, mais uma vez disponibilizará a “esquina da beleza”, onde serão feitos serviços de beleza a preços simbólicos. Já no Stand do Sebrae haverá uma inovação que encantará os amantes de tecnologia.
De acordo com a organização do evento, o tema deste ano foi escolhido por conta da impossibilidade de sobreviver em um mundo competitivo sem o uso das várias plataformas tecnológicas que surgem diariamente. As oficinas serão todas voltadas para esse tema tais como, Como usar um blog e o Twitter na sua empresa e como criar uma página empresarial no Facebook.
Durante os quatro acontecerão no local as palestras magnas. O professor Gretz falará sobre a força do entusiasmo e o palestrante Gilberto Russo discorrerá sobre o tema “Líder Conectado – Equipe com resultado”. Já o Mágico Renner, de uma forma lúdica falará sobre “A fórmula mágica do sucesso”. Essa estratégia diferenciada também será usada pelo palestrante André Tadeu que é participante da Cia Paulista de Humor e falará sobre “A marca dos Empreendedores Campeões”.
Confira a seguir a programação completa do evento:
1º DIA | 15 DE OUTUBRO
MANHÃ
08:00 às 18:00h – Credenciamento
08:30 às 11:30h – Como usar um blog na sua empresa
08:30 às 11:30h – Oficina SEI Empreender
08:00 às 12:00h – Aprender a empreender
TARDE
14:00 às 17:00h – Como usar o Twitter na sua empresa
14:00 às 17:00h – Oficina SEI Comprar
14:00 às 17:00h – Oficina SEI Controlar meu dinheiro
14:00 às 17:00h – Aprender a empreender
NOITE
18:00 às 22h30h – Feira Setorial:
- Stands (aberta ao público em geral)
- Música ao vivo
- Praça de alimentação
19:20h – Abertura oficial do evento
20:00h – Apresentação Cultural
20:15h – Palestra Magna: "A FÓRMULA MÁGICA DO SUCESSO" com Mágico Renner
2º DIA | 16 DE OUTUBRO
MANHÃ
08:30 às 11:30h – Criar uma página empresarial no Facebook
08:30 às 11:30h – Oficina SEI Planejar
08:30 às 11:30h – Como fazer a Declaração IRPJ/MEI
TARDE
14:00 às 17:00h – Como construir sua loja virtual
14:00 às 17:00h – Oficina SEI Administrar
14:00 às 17:00h – Oficina SEI Vender
14:00 às 17:00h – Aprender a empreender
NOITE
18:00 às 22h30h – Feira Setorial:
- Stands (aberta ao público em geral)
- Música ao vivo
- Praça de alimentação
19:20h – Apresentação Cultural
20:00h – Apresentação institucional
20:15h – Palestra Magna "LÍDER CONECTADO - EQUIPE COM RESULTADO" com Gilberto Russo
3º DIA | 17 DE OUTUBRO
MANHÃ
08:30 às 11:30h – Como usar o Twitter na sua empresa
08:30 às 11:30h – Oficina SEI Controlar meu dinheiro
08:00 às 12:00h – Aprender a empreender
08:00 às 12:00h – Linhas de crédito para MEI
TARDE
14:00 às 17:00h – Como usar um Blog na sua empresa
14:00 às 17:00h – Oficina SEI Empreender
14:00 às 17:00h – Oficina SEI Planejar
14:00 às 17:00h – Aprender a empreender
NOITE
18:00 às 22h30h – Feira Setorial:
- Stands (aberta ao público em geral)
- Música ao vivo
- Praça de alimentação
19:20h – Apresentação Cultural
20:00h – 1º Desfile de moda
20:15h – Palestra Magna: "FORÇA DO ENTUSIASMO" com Professor Gretz
4º DIA | 18 DE OUTUBRO
MANHÃ
08:30 às 11:30h – Como construir sua loja virtual
08:30 às 11:30h – Oficina SEI Administrar
08:00 às 12:00h – Aprender a empreender
TARDE
14:00 às 17:00h – Criar uma página empresarial no Facebook
14:00 às 17:00h – Oficina SEI Unir Forças para Melhora
14:00 às 17:00h – Como fazer a Declaração IRPJ/MEI
14:00 às 17:00h – Aprender a empreender
NOITE
18:00 às 22h30h – Feira Setorial:
- Stands (aberta ao público em geral)
- Música ao vivo
- Praça de alimentação
19:20h – Apresentação Cultural
20:00h – 2º Desfile de moda
20:15h – Palestra Magna "A MARCA DOS EMPREENDEDORES CAMPEÕES" com André Tadeu, Cia Paulista de Humor

Mariana de Sousa
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Grajaú- Ma
Contatos: (99) 9147 4275/(99) 9643 7859
Sebrae – Açailândia – MA (99) 3532 9444