Páginas

sábado, 17 de agosto de 2013

Horta na Escola: mais uma ação para a qualidade da alimentação dos alunos de Santa Inês  "um  bom  exemplo  para  outras  cidades  que  pena que  nem  toda cidade  faz   isso  "

Horta na Escola: mais uma ação para a qualidade da alimentação dos alunos de Santa Inês
Mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação dá demonstração de que o setor segue no rumo certo para alcançar os objetivos de elevação da qualidade educacional em Santa Inês, como planeja a administração municipal.
Todas as escolas do município já oferecem merenda de qualidade aos alunos. Mas somente isso não satisfaz a atual administração do município. A intenção é melhorar sempre. Por isso, foi implantado na Creche Pedacinhos de Sonhos – uma das 7 creches em funcionamento em Santa Inês – o Projeto Horta na Escola, em que são cultivadas hortaliças como alface, couve, cebola de palha, cheiro verde, repolho e tomate. Tudo isso é acrescentado na merenda dos estudantes.
“Nós queremos ofertar uma alimentação mais saudável possível aos nossos alunos. Além de arroz e carne, por exemplo, a salada é um aditivo rico em nutrientes capaz de suprir toda a necessidade do metabolismo das crianças” – explica Amélia Magalhães, diretora do Departamento de Educação Infantil de Santa Inês.
Muito mais do que inovador, o projeto é uma verdadeira fonte para a conscientização educacional e social, principalmente dos alunos. A plantação de hortaliças na área da própria escola serve como experiência pedagógica em que a aprendizagem das crianças será para a vida toda.
“Aqui os alunos têm contato direto com a horta. O que pode parecer uma brincadeira para eles, na verdade, é uma ação de conscientização. Aqui eles aprendem a valorizar o meio ambiente e já se tornam adeptos da cultura da alimentação de qualidade e saudável”, enfatiza Amélia Magalhães.
Por enquanto, o Horta na Escola é um projeto piloto. Os canteiros foram feitos numa área de aproximadamente 50 metros quadrados que antes não tinha nenhuma serventia. Os resultados são positivos e a horta da Creche Pedacinhos de Sonhos já abastece outras creches. 
A intenção é implantar o projeto em todas as escolas do município. A medida foi anunciada em solenidade realizada nesta quinta-feira, 15, na Creche Pedacinhos de Sonhos, com a presença da secretária de Educação, Maria da Conceição Souza Costa, da diretora do Departamento de Educação Infantil, Amélia Magalhães, a primeira-dama, Luana Costa, o presidente da Câmara dos Vereadores, Franklin Seba e dos profissionais que trabalham na creche.
Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura
GEDC1644 GEDC1645 GEDC1647 GEDC1648 GEDC1651 GEDC1654

“Mutirão da Catarata” diagnostica 200 casos em Santa Inês"

“Mutirão da Catarata” diagnostica 200 casos em Santa Inês
Iniciado na quinta-feira, 15, o Mutirão de Combate à Catarata e ao Glaucoma em Santa Inês, atendeu 700 pessoas do município. Deste total, 27 pessoas foram diagnosticadas com Glaucoma, as quais receberão da Secretaria Municipal de Saúde a medicação necessária para o tratamento. Outras 200 pessoas foram diagnosticadas com catarata.
Desse total, 80 pessoas foram submetidas à cirurgia na tarde desta sexta-feira (16) e 120 passam pelo processo neste sábado, 17. O procedimento é feito no Centro Cirúrgico do Hospital Tomaz Martins. “O Mutirão veio na hora certa. Tenho 65 anos e a visibilidade em um dos meus olhos não estava boa. Agora, depois da cirurgia, espero que eu possa voltar a enxergar normalmente. Só tenho a agradecer”, diz Francisco Coelho, eletricista.
O Mutirão de Combate à Catarata e ao Glaucoma é uma parceria com a Prefeitura de Santa Inês com o Governo do Estado. Ao longo dos três dias do evento, a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo todo o suporte possível, tanto para a equipe de profissionais que vieram de São Luís como para todos os pacientes.
“Nós montamos uma estrutura diferenciada em Santa Inês durante o Mutirão. Além do atendimento oftalmológico feito pela equipe que veio da capital, disponibilizamos equipes para fazer exames bastante importantes para pessoas acima dos 50 anos, como aferição da pressão arterial e exame de glicose. Também oferecemos refeições devidamente preparadas sob supervisão de nutricionistas e, ainda, atividades de entretenimento com apresentações teatrais e circenses, para proporcionar um momento de lazer aos nossos pacientes enquanto aguardam atendimento”, diz Thiago Lima, secretário de Saúde de Santa Inês.
Durante o Mutirão, eram esperadas cerca de 500 pessoas, mas a procura pelo serviço foi superior às expectativas. Devido a isso, o secretário de Saúde de Santa Inês diz que já firmou parceria com a Secretária de Estado de Saúde para realização de outro mutirão, com previsão para ser realizado a partir do mês de outubro.
A CATARATA
A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc.. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.
TRATAMENTO DA CATARATA
Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular.
GLAUCOMA
Glaucoma1 é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo contudo uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença — enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira.
TRATAMENTO GLAUCOMA
Pressão intraocular pode ser diminuída com medicamentos, em geral, colírios. Há diversas classes diferentes de medicamentos para tratar glaucoma, com diversos medicamentos em cada classe.
Departamento de Comunicação do Gabinete da Prefeitura
GEDSC DIGITAL CAMERA GEDSC DIGITAL CAMERA

Divulgada a tabela do Campeonato Municipal de Santa Inês 2013

Divulgada a tabela do Campeonato Municipal de Santa Inês 2013
Competição começa no dia 24
O Departamento de Esportes, Lazer e Juventude da Prefeitura de Santa Inês realizou  ontem    à noite a entrega de tabelas para os diretores das equipes que participarão do Campeonato Municipal de Santa Inês, versão 2013.
De acordo com o diretor do Departamento de Esportes da Prefeitura de Santa, Inês, Marcos Luis de Sousa Corrêa, este ano a primeira fase do campeonato será disputada por 38 equipes, divididas em 12 chaves. Dessas, classificam-se para a próxima fase as duas primeiras colocadas de cada chave.
Todas as partidas acontecerão no estádio municipal “Artema Santos” (Binezão) e a final do campeonato municipal de futebol está prevista para acontecer no dia 14 de dezembro.

SANTA  INÊS-MA  


Educação: empossados membros de conselhos e implantado Proerd

 

Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 16, no auditório do Campus Instituto Federal do Maranhão (Ifma) de Santa Inês, foram empossados membros de conselhos educacionais do município e assinado protocolo de interesses para implantação do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Participaram da cerimônia, autoridades políticas, diretores de departamentos e secretários da Prefeitura de Santa Inês, o prefeito Ribamar Alves, a primeira-dama, Luana Costa, o comandante do 7º BPM, Major Everaldo Coutinho, o coordenador do Proerd, Tenente James Oliveira, o instrutor do Proerd, sargento Oliveira, a airetora do Sinproesemma de Santa Inês, Zuíla de Sousa Silva, e representando o Ministério Público, o advogado José Soares, além dos conselheiros e convidados.
A primeira parte da solenidade foi direcionada para a posse dos conselheiros dos seguintes conselhos: CME – Conselho Municipal de Educação – CAE – Conselho de Alimentação Escolar – e Conselho do Fundeb – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. A nomeação dos conselheiros foi representada na nomeação dos presidentes de cada conselho, sendo que cada conselheiro já recebeu a portaria que lhe dá plenos direitos para assumir a função.
“O que a gente quer é que esses conselhos sejam atuantes para acompanhar e fiscalizar de perto toda a gestão da educação do nosso município. Caso erremos, queremos ser alertados para sanarmos o erro, pois só com a participação ativa desses conselhos teremos, de fato, uma administração democrática e socialista, a que nos propusemos” – diz Ribamar Alves, prefeito de Santa Inês.
Por meio da criação dos conselhos o município tem garantia do repasse de verbas para a educação. Por isso, segundo o Advogado Analista Processual do Ministério Público de Santa Inês, José Soares, cada conselheiro tem uma enorme responsabilidade. “A partir de agora nós teremos um contato direto com cada conselheiro na fiscalização da aplicação dos recursos destinados à educação, com o intuito de contribuirmos para a elevação da qualidade educacional do município” – destaca José Soares.
A cerimônia foi encerrada com a assinatura do Protocolo de Interesses de implantação do Proerd pelo Prefeito de Santa Inês e pelo comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, major Everaldo Coutinho. A partir de agora, a PM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desempenhará as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Em Santa Inês, a Polícia Militar desenvolve o Proerd desde 0 ano de 2002. De acordo com a PM, até agora mais de 19 mil estudantes já foram atendidos pelo programa que tem a missão de conscientizar e evitar que crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas.
Segundo a secretária de Educação, Maria da Conceição Costa, a Secretaria vai aderir a todos os programas que tragam benefícios para a classe estudantil. “A gente sabe das conquistas do Proerd no combate às drogas. Só quem ganha com isso é a nossa sociedade. E tudo o que vier em função da melhoria de vida da nossa gente, nós vamos implantar na Secretaria” – enfatiza.




 olha    não  parece  que     mora  dovereador  nessa    rua ,  no  tempo   de  eleições  eles promente  mundos  e  fundos  pra  melhora  a  situação  da  nossa  cidade  promente   luta  pelo o povo  .  representa  o  povo  na camara municipal   ,   mais  quando  eles  então  lá  são outra  coisa  e o  povo  ficam  esperado  pela  boa  vortade  da  administração . 







Pessoas com deficiências têm dificuldade de se locomover na capital

Aposentado Josivaldo Cordeiro mostra como circular de ônibus é difícil.
Cadeirante há 25 anos, ele passa por problema até para transitar em ruas.

Pessoas com deficiência têm grande dificuldade em utilizar o transporte coletivo e até mesmo andar pelas ruas de São Luís. No bairro da Vila Lobão, por exemplo, nenhum ônibus é adaptado com elevador para cadeirantes.

O aposentado Josivaldo Cordeiro, que tem 48 anos, é aposentado e depende da cadeira de rodas para se locomover, vive diariamente uma verdadeira via crúcis ao sair de casa. Ele é aposentado há 25 anos, após se tornar cadeirante, consequência de um acidente de trânsito.

Na Avenida Santos Dumont, primeiro foi preciso achar um acesso à calçada, para então chegar ao ponto de ônibus. Após 15 minutos de espera na parada, que não tinha proteção contra o sol ou a chuva, enfim chega o ônibus que vai para o bairro onde mora o aposentado. Mas o veículo não era adaptado a cadeirantes.

Para subir foi preciso ser carregado por alguns voluntários. Dentro do veículo, um outro problema: não há espaço adequado para a cadeira de rodas. Ele precisa ficar próximo ao cobrador, em um espaço reduzido. "Eu também sou passageiro. Eu não pago passagem na catraca, mas eu pago imposto. Já teve motorista que falou para mim que além de andar de graça eu quero botar banca", diz.
Ao chegar no seu destino, o aposentado precisa contar com a solidariedade de outros passageiros para descer, já que o ônibus não possui elevador.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes enviou uma nota informando que seis ônibus fazem a linha da Vila Lobão diariamente. Mas, de acordo com o fiscal da linha, há apenas cinco linhas. O que está faltando é exatamente o que teria elevador para cadeirantes. "Eu sou um cidadão brasileiro como qualquer outro. Tenho direito ao transporte coletivo", reclama.

Na Rua São Raimundo, na Vila Lobão, até transitar pela rua é complicado. Um entulho no meio da via atrapalha a passagem de quem tem dificuldades de subir a calçada. Na Rua São Gabriel, há muitos buracos. "Eu queria que esses órgãos público do Maranhão sentissem na pele, passassem o que eu passo, que sentassem em uma cadeira de rodas por, pelo menos, duas horas, tentando se deslocar nessa buraqueira, com sol e chuva na parada, passando por humilhação de motorista".

Por meio de nota, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São Luís informou que já iniciou serviços de drenagem, limpeza e fechamento de galerias na Vila Lobão. Depois disso será realizado o trabalho de recuperação asfáltica.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, o ônibus da Empresa Gonçalves adaptado para cadeirantes que opera na Vila Lobão está em manutenção devido a problemas mecânicos, e não foi  substituído.


17/08/2013 às 07:14 em Justiça
Ely Josélio
Ely Josélio ainda pode recorrer da decisão.
Buriticupu – O vereador Ely Josélio Monteiro Bezerra da Silva (PMDB), o “Ely Josélio”, amargou sua primeira derrota na justiça como presidente da Câmara Municipal de Buriticupu. O mesmo foi acionado na justiça por três vereadores, em março deste ano.
Ely estaria agindo contrário à lei, aprovada pela própria Câmara Municipal, que diz que o salário dos vereadores do município de Buriticupu seria de R$ 7.000,00 (sete mil) mais verbas indenizatórias, que vão R$ 3.000,00 (três mil) a R$ 4.980,00 (quatro mil e novecentos e oitenta), isso de acordo com a lei em vigor desde o dia 1 de janeiro de 2013.
De acordo com os vereadores Arlindo de Sousa Cavalcante Junior, o “Junior do PT” e Sócrates Loures Vasconcelos (PMN), o “Tutú Vasconcelos”, desde o inicio da gestão de Ely Josélio que os mesmos vinham recebendo apenas R$ 5.700,00 (cinco mil e setecentos), ou seja, com desfalque de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos) do salário, mais verbas indenizatórias.
Na última sexta-feira (16), Ely Josélio teve ciência da decisão judicial proferida pelo o juiz de direito d a comarca de Buriticupu, Ailton Gutemberg Carvalho Lima, a qual diz que a partir do próximo dia 20 de Agosto, data em que todos os vereadores recebem seus salários, o presidente terá que pagar ‘Salário Integral’ aos parlamentares denunciantes. No caso de descumprimento da decisão da justiça, a câmara pagará multa diária de R$ 1.000,00.
Ainda segundo informações, o presidente também será acionado para pagar o “Retroativo”, uma vez que a lei estar em vigor desde o dia 1 de janeiro. Segundo os vereadores, desta  data, os mesmos nunca receberam o referido aumento que determina a lei   .