Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fim do lixão de Santa Inês

Fim do lixão de Santa Inês (atualizado 18/09/2013)

Fim do lixão de Santa Inês
Próximo à área central da cidade, lixão incomodava há 16 anos
Após mais de uma década e principalmente nos últimos anos incomodando moradores e estudantes de bairros mais próximos e até mesmo do centro da cidade, eis que chegam ao fim as perturbações pela fumaça, mau cheiro, a proliferação de moscas, urubus e todo tipo de sofrimento proporcionado pelo lixão existente às proximidades do bairro Vila Adelaide Cabral, em Santa Inês.
O que por muitos anos atormentou a população da área urbana do município, através um trabalho árduo ao longo de oito meses da atual gestão, a Prefeitura de Santa Inês, através da recém-criada Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), anuncia que desde o último dia 3 não são mais depositados resíduos naquele lixão.
De acordo com o titular da Semmas, Luiz Carlos Almeida, com a desativação do lixão, que já acumulava mais de 300 mil toneladas de resíduos, o local foi interditado e entra na fase final de recuperação, para ser transformado em um parque urbano, onde a Prefeitura de Santa Inês pretende gramar e plantar três mil mudas de árvores, tornando-o um local aprazível para passeio e encontro com a natureza.
Luiz Carlos diz que a Lei de número 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), começa a valer a partir do próximo ano. Segundo ele, além de ser obrigatório para todos os municípios do País, esse trabalho é de extrema relevância. “Resumindo: em oito meses a atual administração mostra a que veio e proporciona mais essa realidade, trazendo qualidade de vida à população de Santa Inês com a desativação desse enorme lixão”, destaca Luiz Carlos.
O secretário explica também que quase que a totalidade dos 5.564 municípios brasileiros ainda possuem lixão a céu aberto. Ou seja, todos terão que se adequar à PNRS e construir aterros sanitários antes do final do próximo ano. Dados mostram que no País existem apenas 1.700 aterros sanitários construídos de modo que não prejudique o meio ambiente.
Diferente disso, a administração municipal de Santa Inês, preocupada com o bem-estar dos cidadãos que residem na cidade e também os que visitam o município, se adianta à construção definitiva do aterro sanitário, desativa o lixão e dá aos resíduos produzidos um destino provisório, que é feito através do aterramento e colocação de dutos para vazão do gás advindo do lixo.
Foto: Magno Lima
Lixão 03_1
A área do antigo lixão será transformada em parque urbano
Luiz Carlos Almeida - secretário de Meio Ambiente
Luiz Carlos explica sobre a desativação do lixão de Santa Inês
Aterro sanitário é o novo destino do lixo
Ainda em fase burocrática para a construção, mas com início previsto ainda para este ano, o local onde será construído o aterro sanitário de Santa Inês, localizado a cerca de três quilômetros de distância do povoado Barradiço, começou a receber o lixo produzido no município. O secretário de Meio Ambiente explica que a área – com cerca de 15 hectares – é propicia para a construção do aterro sanitário.
Luiz Carlos disse que enquanto não inicia a construção do aterro sanitário, todo o material coletado está sendo depositado em células provisórias. Uma espécie aterro controlado, onde o material reciclável é retirado e o restante enterrado imediatamente. “É um trabalho provisório, mas feito sem prejuízos ao meio ambiente”, explica o secretário.
Foto: Magno Lima
GEDSC DIGITAL CAMERA
Local onde será construído o aterro sanitário já recebe o lixo produzido em Santa Inês

Vereadores de Buriticupu participam do 6º Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais

Vereadores de Buriticupu participam do 6º Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais



Foi realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, no Centro de Convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio, no Distrito Federal, o 6º Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais, reunindo vereadores e presidentes de câmara municipal de todo o país.
O vereador Pipoca e o presidente da Câmara Municipal de Buriticupu Ely Josélio representaram o município no evento. De acordo com Vereador Pipoca, o objetivo do encontro foi para que os vereadores de toda a nação pudessem obter mais conhecimento e aprimorar suas obrigações constitucionais e funções precípuas do mandato, como legislar, fiscalizar, planejar e julgar as contas públicas.
O 6º Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais, promovido pela ABRACAN, é um dos mais importantes do ano. Tivemos a oportunidade de encontrar com os principais atores da política nacional, que são os vereadores, e que formam base da pirâmide política Brasileira. Tivemos a oportunidade de debater conteúdos construtivos ao ofício do parlamentar. Para que nós, legisladores pudéssemos aprimorar nossa capacidade de agentes transformadores sociais”. Explicou.
Em conversa os vereadores Ely Josélio e PIPOCA ainda afirmaram que foram debatidos temas inerentes ao ofício de um vereador como: o mandato do vereador, a profissionalização política e as prerrogativas e obrigações do parlamentar, além da meritocracia e gestão de excelência. 
Também ocorreram discussões sobre assuntos variados, como a Lei de Acesso à Informação, Transparência Municipal, Lei de Resíduos Sólidos, Reforma Política, Royalties do Petróleo, Mobilidade Urbana e Políticas Públicas para o desenvolvimento dos municípios.
Durante o congresso, que aconteceu em paralelo com a 1ª Feira de Desenvolvimento do Legislativo e Soluções para Municípios, os vereadores Ely Josélio e PIPOCA conversaram com grandes personalidades da política nacional, como o Assessor Especial da Secretaria de Assuntos Institucionais da Presidência da República, Gilmar Dominici, que estava representando o governo Federal.

Dois dias de terror em Buriticupu : um homicídio consumado e duas tentativas

Dois dias de terror em Buriticupu : um homicídio consumado e duas tentativas


Segundo o Delegado Menezes, titular da DP de Buriticupu, na noite de segunda-feira (16/09) por volta das 18h30min foi executado com um tiro de espingarda de grosso calibre o comerciante: Elcinio da Silva Sousa, a vitima completaria ontem 43 anos de idade. O crime ocorreu no momento em que a vitima viajava em sua motocicleta do centro de Buriticupu para o povoado de Buritizinho levando na garupa de seu veiculo o nacional: Leomar de Oliveira Ferreira, natural de colinas, morador de Buriticupu, o qual disse a Policia que não viu quem foi atirador que tirou a vida de: Elcinio, informando apenas que duas pessoas do sexo masculino que os seguiam em outra motocicleta ao se aproximarem da vitima nas imediações do motel Solar no referido povoado de Buritizinho, um dos ocupantes deste veiculo provavelmente o garupa desferiu um disparo de espingarda acertando o rosto e tórax da vitima, a qual faleceu ainda no local de crime, a testemunha narrou ainda que no momento que ouviu o disparo pensava que se tratava de  estouro de pneu.
Já no dia de ontem (17/09) por volta das 11h a cidade de Buriticupu ficou novamente abalada com o duplo crime de: tentativa de homicídio que ocorreu na residência onde estava sendo velado o corpo da vitima: Elcinio da Silva Sousa, visto que o suspeito o qual foi identificado até o presente momento pela alcunha de: João da Vinte, desferiu em torno de cinco disparos de revolver calibre 38, atingindo duas pessoas, que foram identificadas por: Risomar Santos de Oliveira e Cristiano Sousa Costa, o primeiro alvejado no braço direito o segundo em um dos braços e peito, estando este ultimo em um hospital na cidade de Imperatriz em estado grave de saúde, as investigações apontam que o suspeito; Elcinio da Silva Sousa agiu em vingança, uma vez que é compadre da vitima, contudo ainda não se confirmou se realmente os feridos estão envolvidos na morte de Elcinio, neste momento Policiais Civis e Militares da região estão unidos em diligencias no sentido de capturar João da Vinte.
No momento do velório havia muitas pessoas no local, mas como sempre ocorre nesses casos o medo provoca o silencio nas testemunhas o que dificulta os trabalhos da Policia, todavia no local segundo o delegado José Roberto Menezes de Azevedo foi coletados vestígios dos projeteis da arma do atirador, bem como outras provas técnicas do crime.
Do blog do Menezes
às

Assessor da Semus diz que saúde de Buriticupu ira melhorar a longo prazo

Assessor da Semus diz que saúde de Buriticupu ira melhorar a longo prazo



O Programa Manhã Saúde dessa terça-feira, dia 17 de setembro, contou com a presença do Assessor Técnico da Secretaria de Saúde de Buriticupu, senhor Linderval Moura. Formado na área de Pedagogia, com especializações na área da Saúde, em especial Gestão Hospitalar e Gestão Pública, além dos 27 anos de experiencias na área de saúde, a presença do profissional foi fundamental para compreendermos o projeto de melhoramento da saúde de Buriticupu em longo prazo.

Segundo Linderval Moura, o projeto que vem sendo elaborado e apresentado ao Ministério da Saúde trará benefícios à população buriticupuense nos próximos meses, como o projeto de ampliação do teto da baixa e média complexidade.

Na ocasião, foi salientado que, a gestão da saúde de Buriticupu tem como ponto forte nesse melhoramento, a boa relação do Prefeito Municipal senhor José Gomes com o Secretário Municipal de Saúde Vandecleber Freitas Silva que não medem esforços para melhorar os projetos parados, como as construções de unidades de saúde de Buritizinho e Vila Isaías. Assim como a construção de novas unidades em localidades distantes da zona urbana de Buriticupu.

Durante a entrevista, foi informado a população de Buriticupu que apesar da melhora em alguns setores que antes estavam completamente estagnados, como era o caso do Hospital Municipal Pedro Neiva de Santana, há muito que trabalhar para garantir a população um acesso a saúde garantida pela constituição.

Apesar do município estar trabalhando com uma margem de recursos extremamente curta, devido a inúmeros fatores que prejudicaram a saúde por anos, o Secretário de Saúde Vandecleber Freitas acredita que o esforço dos profissionais da secretaria, aliado ao esforço político da nova gestão, em especial do gestor municipal que vem acompanhando pessoalmente os desdobramentos no que se refere a investimentos na saúde, colocará o município de Buriticupu nos trilhos do desenvolvimento de uma saúde de qualidade.

O Programa Manhã Saúde é uma parceria da Rádio Tropical com a Secretaria Municipal de Saúde, no intuito de levar a saúde mais perto de você. Acompanhe o programa todas as terças feiras a partir das 8:00 horas na Rádio Tropical FM.

Secretário que mutilou empresária implanta censura em Chapadinha

Secretário que mutilou empresária implanta censura em Chapadinha

    Paciente mostra marcas da mutilação.
    Paciente mostra marcas da mutilação.
    O secretário de Saúde do governo Maria Dulcilene Pontes (Belezinha) em Chapadinha, Dr. Charles Faria Bacellar, casado com a filha do ex-prefeito Isaías Fortes, vem demonstrando se incomodar com ações de radialistas, blogueiros da região.
    Ele que ficou conhecido negativamente após desgraçar com a vaidade feminina de uma empresária da capital, se utilizou do Ministério Público para baixar portaria no inicio desse mês com o simples intuito: proibir a entrada de jornalistas que tentam mostrar a situação precária do sistema de Saúde do município.
    O mutilador Charles Bacelar.
    O mutilador Charles Bacelar.
    Embora o promotor Douglas Nojosa pondere que apenas a estranheza de pessoas seja coibida, Charles, o mutilador, ordenou através da diretora Josilene Sousa Menezes que barre a entrada de comunicadores no HPA-Hospital Antônio Pontes de Aguiar.
    É impressionante que atos desastrosos de Charles Bacelar não influenciem na sua permanecia como secretário de Chapadinha. Um dos maiores exemplos de incompetência profissional foi os danos estéticos em uma paciente que denunciou ao Conselho Regional de Medicina e entrou com processo na Justiça por erros grosseiros em cirurgias mal-sucedidas contra ele.
    No ano passado, a empresária que preferiu não se identificar, externou sua indignação ao blog: “Eu estou indignada, pois fiz mais de uma cirurgia com o Dr. Charles Bacelar, e uma delas ocorreram na Clinica Fisiofran. Eu entrei com uma ação [processo] contra ele na Justiça, ja fiz a denúncia no Conselho Regional de Medicina por que ele mutilou meu corpo. Não gostaria que ninguém passasse o que eu estou passando”, relata a paciente.
    O que deveria melhorar seios e barriga com a cirurgia feita pelo secretário de Saúde de Chapadinha acabou, sem sombra der dúvidas, com os sonhos de quem acreditou numa capacidade técnica e profissional inexistente. Uma lástima!

    Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    O galo está se mexendo!

    O galo está se mexendo!

     


    O ex-prefeito Primo que não é besta e nem nada vendo o resultado das últimas pesquisas de opinião pública feitas pelo Governo do Estado aqui em Buriticupu, que constatou o grande índice de rejeição do prefeito Zé Gomes, começou a se articular: Fez um churrasco em sua residência neste sábado, dia 14/09/13, onde lançou sua candidatura a prefeito  de Buriticupu para 2016, e está previsto outro grande churrasco para os próximos dias no Povoado Sagrima na casa do seu aliado, Vereador Abimael, que não esconde de ninguém que é eleitor da Dpa

    . Francisca Primo com quem mantém contato direto tanto por telefone como pessoalme










    FONTE:http://jofernandesdearaujo.blogspot.com.br/2013/09/abre-o-olho-jacare-o-galo-esta-se.html?spref=fb

    Prefeitura repassa mais de R$ 4,5 milhões a escolas comunitárias

    Prefeitura repassa mais de R$ 4,5 milhões a escolas comunitárias

    A Prefeitura de São Luís iniciou nesta segunda-feira (16) o repasse de recursos federais às escolas comunitárias conveniadas com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A Secretaria de Educação (Semed) efetuou o repasse no valor de R$ 4.789.089,89 para 23 entidades. Os demais pagamentos serão realizados após homologação do processo de cada instituição.
    “Com esse pagamento cumprimos com o nosso compromisso de gerir os recursos federais com responsabilidade. Daremos continuidade ao repasse dos recursos do Fundeb às escolas que estejam com toda a documentação regularizada”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.
    Para a liberação dos recursos federais de 2013, as escolas precisam apresentar 32 documentos, além do atestado de existência e regularidade de funcionamento, que só é entregue após a vistoria do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). A falta do cumprimento das exigências do Ministério da Educação (MEC) poderia acarretar ações judiciais contra as escolas e o município.
    AÇÕES
    Em março deste ano, a Prefeitura de São Luís realizou o pagamento de mais de R$ 17 milhões, relativo a 2012, para 124 entidades conveniadas com o Governo Federal, através do Fundeb.
    Para evitar que os atrasos nos repasses que vêm ocorrendo há três anos, a Secretaria tem efetivado ações como: reuniões com representantes das entidades, criação e manutenção de força-tarefa para dar mais celeridade aos trâmites de processos, realização de visitas pedagógicas às escolas, instituição de grupo de trabalho sobre “Escolas Comunitárias”, garantia de assento às entidades na comissão do Plano Municipal de Educação, bem como inclusão dos professores das escolas comunitárias na formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino.

    Prefeitura discute política habitacional para São Luís


    Prefeitura discute política habitacional para São Luís

    O presidente da Comissão do Programa Minha Casa, Minha Vida em São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, reuniu-se com empresários do setor imobiliário e com a gerente de Negócios Imobiliários da regional Nordeste do Banco do Brasil, Ann Grace Heuer, na manhã desta terça-feira (17). Esteve na pauta a política habitacional de interesse social implementada na capital maranhense.
    Durante a reunião, Geraldo Castro apresentou os rumos que a Prefeitura de São Luís pretende aplicar no campo da Habitação e enfatizou que é necessário o empenho conjunto para a redução do déficit habitacional.
    Geraldo Castro, que também representa a Prefeitura de São Luís para assuntos de Habitação, expôs que o encontro possibilitou traçar objetivos para o avanço da política habitacional de interesse social na cidade. “Nós temos priorizado por em prática o princípio do planejamento determinado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Queremos fortalecer o Programa Minha Casa, Minha Vida e estamos articulando o incremento do programa para 2014 e 2015”, apontou.
    Metas como utilização da capacidade de inclusão social no processo produtivo e geração de emprego e renda, viabilidade de unidades habitacionais que disponham de projetos com acessibilidade e que proponham sustentabilidade estão levantadas pelo poder público municipal.

    Jovem é executado a tiros no Jardim São Cristóvão

    Jovem é executado a tiros no Jardim São Cristóvão


    homicidio 2Um jovem identificado como Jhony Carvalho de Souza, de 18 anos, foi executado a tiros no final da manhã desta terça-feira (17), na área do Campo do Tocão, localizado no Jardim São Cristóvão.
    A vítima, que se encontrava sentado próximo ao campo juntamente com o colega Ernando Silva Souza, foi atingido com disparos efetuados por homens que estavam em um veículo Gol, de cor verde. Jhony morreu no local e Ernando foi baleado e levado para o Hospital Socorrão II.
    A suspeita é que os autores do crime sejam traficantes. Eles ainda não foram identificados pela polícia, que está investigando o caso.

    Zé Reinaldo e Flávio Dino são frustrados no TSE

    Zé Reinaldo e Flávio Dino são frustrados no TSE


    flavio e zé reinaldoO Tribunal Superior Eleitoral praticamente encerrou nesta terça-feira, dia 18, processo que pede a cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB).
    Ao analisar um processo parecido, referente ao caso de um deputado do Piauí, o TSE entendeu que a ação não poderia ter sido protocolada como Recurso Contra Expedição de Diploma (RECD), mas apenas como Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME).
    A ação do Piauí, está, portanto incorreta, e deverá ser arquivada, o que levará ao arquivamento de todos os processos parecidos – incluindo o de Roseana.
    Alguns ministros ainda discutem a possibilidade de transformar todos os RECD em AIMES.
    Mas, neste caso, os processos teriam que ser devolvidos todos para os Tribunais Regionais Eleitorais – inclusive o de Roseana – para serem reiniciados.
    Assim, a peça de José Reinaldo Tavares (PSB), que teve a assessoria informal do ex-juiz Flávio Dino, contra a governadora estaria inviabilizada, já que não haveria tempo de julgar todos os recursos até o fim do mandato.
    Roseana, portanto, está livre da ameaça de cassação.

    Luis Fernando é homenageado em evento na UFMA

    Luis Fernando é homenageado em evento na UFMA


    O secretário de estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva, foi homenageado na noite desta segunda-feira (16), durante a solenidade de abertura do VII Encontro Maranhense de Contabilidade, realizado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e cuja programação será encerrada nesta terça-feira (17).
    Graduado em Ciências Contábeis e também em Economia, com pós-graduação em Planejamento e Auditoria, o secretário recebeu um troféu das mãos do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão, Heraldo de Jesus Campelo, pelo seu compromisso com a profissão e por estar muito bem representando os profissionais da área em seu trabalho no Governo do Estado.
    Luis Fernando Encontro Maranhense de Contabilidade foto Antônio Martins
    - O Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão está homenageando o secretário Luís Fernando Silva pelo relevante trabalho que ele vem prestando ao Governo do Maranhão e a toda a sociedade maranhense. Nesse sentido, não poderíamos deixar de fazer esta justa homenagem neste encontro, que aborda a importância da contabilidade no trabalho de gestão – disse Heraldo de Jesus Campelo, referindo-se ao tema do evento: “A contabilidade como instrumento de gestão”.
    Luis Fernando Silva, que foi professor de Macro Economia e Auditoria da Universidade Federal do Maranhão, diretor da Companhia de Habitação Popular do Maranhão (Cohab) e diretor-geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, também ocupou os cargos de auditor-geral do Estado, e ainda de secretário de Desenvolvimento Social, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e de Educação.
    Em seu discurso, Luis Fernando destacou a valorização do trabalho do profissional da contabilidade no Maranhão, no Brasil e no mundo e frisou que fez boa escolha quando decidiu pelas Ciências Contábeis para a sua segunda graduação.
    - Na gestão pública, eu percebi o tamanho da importância da contabilidade. Na verdade, o profissional dessa área é um grande analista da gestão pública. Dedico esta homenagem a todos os contadores do Maranhão e do Brasil. E aqui afirmo que ser contador é ter um sério compromisso com a sociedade e significa ter a consciência de que a informação por ele processada é de domínio da sociedade e, muitas das vezes, de domínio público. Precisamos, cada vez mais, mostrar a todos a importância do nosso trabalho – disse o secretário, que em seguida recebeu os aplausos dos participantes do encontro.
    Luis Fernando foi eleito prefeito de São José de Ribamar em janeiro de 2005 e reeleito em 2008, com 98% dos votos.
    Como gestor público, foi premiado entre os três melhores prefeitos do país. No final de dezembro de 2009, deixou o comando da prefeitura ribamarense para atender ao convite da governadora Roseana Sarney para assumir a principal pasta do executivo estadual (Casa Civil).

    Telhado de igreja evangélica desaba durante reunião de oração em SL

    Telhado de igreja evangélica desaba durante reunião de oração em SL


    O telhado da igreja evangélica Assembleia de Deus Continental do Amor de Deus, localizada no bairro Vila Cascavel, desabou por volta da 16h desta terça-feira (17).
    No momento do acidente, um grupo de senhoras realizava uma reunião do chamado Círculo de Oração. As cruzetas de madeira de sustentação do telhado acabaram desabando e várias pessoas saíram feridas.
    Seis, das dez vítimas, foram encaminhadas para o hospital Socorrão I, uma delas em estado grave.
    Ainda segundo populares, um grupo de crianças também se encontrava na igreja no momento do acidente, porém, não foram atingidas pelo desabamento.
    desabamento igreja