Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Jovem é agredido e fica com mandíbula quebrada

Jovem é agredido e fica com mandíbula quebrada
A família do corretor de imóvies Guilherme Raniery Garces Ferreira, de 23 anos, pede justiça em Uberlândia. O rapaz teve a mandíbula fraturada e perdeu vários dentes após ter sido agredido por três homens em uma discussão de trânsito. A vítima está internada e ainda aguarda novas cirurgias para reconstituição do maxilar. Em protesto, a família planeja uma manifestação pacífica nesta semana contra a violência e em pedido de paz.
O crime ocorreu na madrugada de sábado (31), no Bairro Fundinho. Segundo o empresário e irmão da vítima, Márcio Ferreira, o jovem estava com a esposa e o filho de quatro anos dentro do carro, por volta de meia-noite, voltando de uma festa de criança. – Eles viram um veículo modelo HB 20 fazendo zigue-zague na frente deles e chamaram atenção do motorista. Mais na frente os rapazes cercaram o carro e desceram. Meu irmão também desceu e um dos suspeitos quebrou uma garrafa de whisky no rosto dele – disse.
Neste momento Guilherme caiu desacordado no chão e os três homens o agrediram com pontapé. Ainda segundo o irmão da vítima, os rapazes fugiram quando outros veículos se aproximaram do local. – Minha cunhada e meu sobrinho ficaram em estado de choque, acreditando que meu irmão estava morto. Ele foi levado por testemunhas para o hospital, desacordado - disse.
Márcio afirmou que uma testemunha anotou a placa e reconheceu os envolvidos. – São jovens universitários, de classe média e aparentavam estar embriagados. A mãe de um deles ligou para minha família pedindo desculpas, mas meus pais não quiseram falar, estão abalados. Meu sobrinho nem dorme por lembrar do pai cheio de sangue – disse o empresário.
Um boletim de ocorrências foi registrado e segundo o delegado Bernardo Pena Salles, os suspeitos já foram identificados e o caso está em andamento.

Empossados na capital profissionais do Programa 'Mais Médicos'

Empossados na capital profissionais do Programa 'Mais Médicos'

Foram abertas dez vagas, mas apenas oito foram preenchidas.
Comunidades beneficiadas vivem a expectativa de melhores serviços.

 Foram empossados nesta terça-feira (3) os profissionais do Programa 'Mais Médicos' que vão trabalhar na zona rural de São Luís. No Gapara, um dos bairros que vão ser atendido pelo programa do Governo Federal, a expectativa da comunidade é grande.

Por falta de profissionais, o posto de sáude atende apenas 20% de sua capacidade, que é de 250 atendimentos por dia, inclusive de saúde bucal. Com o novo profissional que chega pelo programa do Governo Federal, sobe para três o número de médicos que vai atuar no posto. "A pessoa que vem para cá é do Nordeste, onde certamente o quadro médico é igual. Isso quer dizer que não haverá problema nenhum. Vai ser bom para todos", disse o médico Roosevelt Filgueiras.

De acordo com a coordenação do programa, foram abertas 10 vagas, mas somente oito foram preenchidas. "O município está aguardando a orientação por parte do Ministério sobre essas duas desistências", explicou Vanessa Fonseca, coordenadora Municipal do Programa Mais Médicos em São Luís.

Exposição reúne acervo sobre a história do rádio brasileiro


Exposição reúne acervo sobre a história do rádio brasileiro

Mostra fica aberta a visitação até dia 18 de setembro, na Galeria Trapiche. Peças são do radialista e pesquisador Talvane Lukatto.

Mostra reúne receptores antigos de rádios, fitas cassetes, discos de vinil (Foto: Divulgação)Mostra reúne receptores antigos de rádios, fitas cassetes, discos de vinil (Foto: Divulgação)
A memória dos meios de comunicação de massa estará exposta através da “Mostra do Acervo Talvane Lukatto”, na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande). A abertura acontece nesta segunda-feira (2), às 19h. A exposição fica aberta ao público no horário das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, até o dia 18 de setembro, com entrada gratuita.

A mostra, que reúne o fantástico acervo sobre a história do rádio brasileiro que o radialista e pesquisador Talvane Lukatto conseguiu reunir ao longo de vários anos, é um verdadeiro passeio pela história. Talvane começou sua paixão pelo rádio aos 11 anos de idade, usando os próprios recursos para aquisição do acervo, que hoje conta com 64 receptores antigos de rádios, 16 mil fitas cassetes com programas de várias partes do Brasil, 50 mil discos de vinil, dois mil adesivos de rádios de vários países, cinco mil DVDs com partidas de futebol, novelas, telejornais, programas eleitorais, minisséries, e tantos outros.
Peças do acervo ficam em exposição até dia 18 de setembro (Foto: Divulgação)Peças do acervo ficam em exposição até dia 18 de setembro (Foto: Divulgação)
O trabalho do radialista já foi divulgado em níveis local, nacional e internacional. O acervo conta com material da Rádio BBC de Londres, Rádio Internacional da China, Jovem Pan (São Paulo), Aparecida AM (Aparecida do Norte- SP), Rio Mar (Manaus), Excelsior (Salvador), dos jornais Folha de São Paulo, Revista Zine (Jornal do Brasil), Revista Aerp (Curitiba), O Estado do Maranhão (São Luís), Jornal Pequeno (São Luís), Jornal O Imparcial (São Luís), TV Difusora (Afiliada SBT - São Luís), TVE (Rio de Janeiro e São Luís), Globo News (Programa Via Brasil) e Canal 20 (TV a cabo – São Luís).
Exposição
O pesquisador já realizou em São Luís oito exposições de rádios antigos, tendo como temática o passado, o presente e o futuro do rádio brasileiro. Fazendo um passeio por várias épocas, cada uma representada por um receptor de rádio diferente. Em setembro de 2005, Talvane foi homenageado com uma placa comemorativa entregue pelo Sindicato dos Radialistas do Maranhão devido os relevantes serviços prestados ao rádio maranhense.

Pesquisador maranhense reúne acervo sobre a história do rádio


Pesquisador maranhense reúne acervo sobre a história do rádio

Mostra com a história do rádio brasileiro foi aberta nessa segunda (2). Trabalho do radialista Talvane Lukatto já foi divulgado internacionalmente.

Exposição reúne acervo sobre história do rádio (Foto: Divulgação/Lauro Vasconcelos)Exposição reúne acervo sobre história do rádio (Foto: Divulgação/Lauro Vasconcelos)
A memória dos meios de comunicação de massa estará exposta através da “Mostra do Acervo Talvane Lukatto” na Galeria Trapiche Santo Ângelo, em São Luís. A mostra reúne o acervo sobre a história do rádio brasileiro que o radialista e pesquisador maranhense Talvane Lukatto conseguiu reunir ao longo de vários anos.
Talvane começou sua paixão pelo rádio aos 11 anos de idade, usando os próprios recursos para aquisição do acervo, que hoje conta com 64 receptores antigos de rádios, 16 mil fitas cassetes com programas de várias partes do Brasil, 50 mil discos de vinil, dois mil adesivos de rádios de vários países, cinco mil DVDs com partidas de futebol, novelas, telejornais, programas eleitorais, minisséries, dentre outros.
O trabalho do radialista já foi divulgado em níveis local, nacional e internacional. O acervo conta com material da Rádio BBC de Londres, Rádio Internacional da China, Jovem Pan (São Paulo), Aparecida AM (Aparecida do Norte- SP), Rio Mar (Manaus), Excelsior (Salvador), dos jornais Folha de São Paulo, Revista Zine (Jornal do Brasil), Revista Aerp (Curitiba), O Estado do Maranhãox (São Luís), Jornal Pequeno (São Luís), Jornal O Imparcial (São Luís), TV Difusora (Afiliada SBT - São Luís), TVE (Rio de Janeiro e São Luís), Globo News (Programa Via Brasil) e Canal 20 (TV a cabo – São Luís).
O pesquisador já realizou, em São Luís, oito exposições de rádios antigos, tendo como temática o passado, o presente e o futuro do rádio brasileiro. Fazendo um passeio por várias épocas, cada uma representada por um receptor de rádio diferente. Em setembro de 2005, Talvane foi homenageado com uma placa comemorativa entregue pelo Sindicato dos Radialistas do Maranhão devido os relevantes serviços prestados ao rádio maranhense.
Exposição reúne acervo sobre história do rádio (Foto: Divulgação/ Lauro Vasconcelos)Exposição reúne acervo sobre história do rádio (Foto: Divulgação/ Lauro Vasconcelos)
Em entrevista ao G1, Talvane falou sobre como começou a paixão pelos registros sonoros e ainda, sobre o programa Memórias do Rádio no Ar. “O programa foi criado há nove anos com a ideia de colocar à disposição das pessoas o meu acervo particular, que são gravações de programas antigos que eu faço desde criança. Eu gravava aleatoriamente sem ter ideia do que eu faria com isso no futuro. Em 1994 eu concedi uma entrevista à rádio nacional do Rio de Janeiro e falei do trabalho que eu tinha e um certo locutor perguntou: Por que no Maranhão as pessoas não te dão oportunidade de falar da história do rádio através do conhecimento que você tem e dos programas que você tem gravados? Eu fui assimilando as coisas e criei um esboço de um programa de rádio onde eu pudesse falar das coisas do rádio com as minha gravações. Entrei em contato com várias emissoras de rádio e de início nenhuma teve interesse. Depois eu fui convidado para vir trabalhar na Rádio Mirante AM, ai eu coloquei a ideia do Memórias do Rádio. E ele está ai, todos os sábados, das 14 às 16 horas, sempre com um áudio inédito, entrevistas com personalidades que foram importantes para o rádio. É o único programa que não pode ser clonado, eu costumo brincar”.
Sobre as raridades que o pesquisador guarda em seu acervo, um áudio de 1965 é destaque. “Em nível local eu citaria as radionovelas, partidas de futebol e o áudio mais antigo que eu tenho, relacionado ao Maranhão, é de 1965, que é uma entrevista com o ex-governador Newton Bello fazendo um balanço do governo dele. A voz mais antiga do meu acervo, em nível local, é dele. Em nível nacional tem muita coisa, programas de humor, programas de auditório, entre outros”, ressaltou Talvane.
A Galeria Trapiche funciona na Avenida Vitorino Freire, s/nº - Praia Grande, em frente ao Circo Cultural Nelson Brito. A exposição fica aberta ao público no horário das 14h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 18 de setembro, com entrada gratuita.

 

Comerciante é morto a tiros em Açailândia

Comerciante é morto a tiros em Açailândia

Foto: Blog da Célie Fontinele
Foto: Blog da Célie Fontinele
Um comerciante identificado como Raimundo Nonato dos Santos, conhecido como “Negão” ou “Tartaruga” foi morto dois tiros de espingarda, sendo um no tórax e outro na cabeça. O crime ocorreu em Açailândia e o corpo da vítima foi encontrado nesta segunda-feira (2), às margens de um córrego.
Raimundo, que era dono de um bar no município, teria discutido com dois homens no mesmo dia. A polícia acredita que o crime possa ter sido motivado por um acerto de contas.
Segundo o delegado Vital Rodrigues de Carvalho, os principais suspeitos do crime seriam dois irmãos. O crime ainda está sendo investigado.

Grupo explode caixas eletrônicos em São Francisco do Maranhão

Grupo explode caixas eletrônicos em São Francisco do Maranhão

Todo o dinheiro dos caixas eletrônicos da agência foi levado.
Na fuga, grupo atingiu viatura da polícia com vários tiros.

Do G1 MA
Comente agora
Cinco homens explodiram, na madrugada desta terça-feira (3), caixas eletrônicos do Banco do Brasil em São Francisco do Maranhão.

Os bandidos levaram todo o dinheiro dos caixas, mas a agência não divulgou a quantia roubada. Na fuga, o grupo ainda efetuou vários disparos contra uma viatura da Polícia Militar. A polícia procura os suspeitos.

Tratamento de resíduos sólidos é tema de conferência em São Luís

Tratamento de resíduos sólidos é tema de conferência em São Luís

4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente acontece no Calhau.
Problema no despejo do lixo é algo comum em municípios do Maranhão.

Nesta terça-feira (3) no quadro Meio Ambiente do Bom Dia Mirante, o destaque foi para o tratamento de resíduos sólidos. O problema no despejo do lixo é algo comum em vários municípios do Maranhão.


Os resíduos sólidos são tema, nesta terça-feira (3), da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento será aberto às 19h, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, no Calhau. A construção de aterros faz parte da política do governo federal, conforme prevê a legislação nacional sobre resíduos sólidos. Os municípios têm até o próximo ano para a construção dessas obras.
Em Imperatriz, já existe um projeto de construção de um aterro que prevê a extinção do antigo lixão municipal localizado na zona rural da cidade. Todo o lixo produzido em Imperatriz, perto de 200 toneladas por dia, é jogado em um único terreno, há 15 quilômetros do centro da cidade. No Local trabalham dezenas de catadores que tiram do lixão o sustento de cada dia para suas famílias, com a venda de material reciclável. Os resíduos não recebem nenhum tipo de tratamento e os riscos de contaminação são ainda maiores.

Na tentativa de amenizar os impactos ambientais providências estão sendo tomadas, uma delas é a aquisição de uma área com mais dez alqueires onde deve funcionar o aterro sanitário de Imperatriz, seguindo as exigências da legislação de meio ambiente em vigor.
Em Santa Inês, a prefeitura garante que o lixão é um problema com os dias contados. Com ajuda da iniciativa privada, as providências para a criação do aterro sanitário do município já foram iniciadas.

Profissionais do "Mais Médicos" se apresentam em São Luís


 

Profissionais do "Mais Médicos" se apresentam em São Luís

Dez médicos atuarão em unidades de saúde da zona rural da cidade.
Cada um receberá R$ 10 mil, que será pago pelo governo federal.

Profissionais selecionados pelo programa 'Mais Médicos', do governo federal, começaram a se apresentar, na manhã desta segunda-feira (2), à Secretaria Municipal de Saúde em São Luís. Eles vão trabalhar em unidades de saúde na zona rural (veja no vídeo ao lado).

Na secretaria, apresentaram documentos e obtiveram encaminhamentos para saber em qual unidade de saúde vão atuar. Ao todo, 10 médicos foram selecionados para atuar em São Luís. Oito deles têm formação no Maranhão. Os outros dois são da Bahia e Rio de Janeiro.

Pelo calendário do Ministério de Saúde, o primeiro dia de trabalho começaria nesta segunda, mas a Prefeitura de São Luís ainda não confirmou se as atividades, de fato, terão início hoje. Pelo contrato, os profissionais do programa vão atuar durante três anos para prestar atendimento de assistência básica de saúde e vão receber remuneração no valor de R$ 10 mil por mês, que vai ser paga pelo governo federal.

Família procura lavrador desaparecido em Imperatriz

Família procura lavrador desaparecido em Imperatriz

Rapaz foi preso por suspeita de baderna e desapareceu.
Trabalhador rural foi preso no 21 de julho, no povoado Samambaia.

Pouco mais de um mês se passou e a família ainda não tem pistas de um lavrador desaparecido em Imperatriz. Deumivan Alves dos Santos foi preso sob suspeita de baderna e desde que deixou a delegacia de Sítio Novo está desaparecido.
O trabalhador rural foi preso no 21 de julho, no povoado Samambaia, interior do município de Sítio Novo do Maranhão, mas desde que teria saído da delegacia não foi mais visto.
O pai de Deumivan denuncia que o sargento Abel Rafael de Sousa Neto, que trabalha no destacamento da PM, apresentou versões diferentes sobre o paradeiro do filho. Primeiro, que ele teria embarcado para Anápolis, em Goiás, e alega que não consta nada por escrito na delegacia, sobre a prisão ou a liberação do filho.
O sargento Rafael garantiu que liberou o rapaz, que é usuário de droga, na presença de várias testemunhas. Uma sindicância foi aberta para investigar a denúncia.

Bombeiros alertam população para aumento na ocorrência de queimadas

A cidade de Balsas, no sul do Maranhão, registra de 2 a 3 focos por dia.
'Estamos em um estado chegando ao crítico', diz sargento dos Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA) alerta a população para o aumento na ocorrência de queimadas que costuma ocorrer em todo o Estado nesta época do ano.
Em Balsas, a 750 quilômetros de São Luís, são registradas duas a três queimadas por dia, de acordo com o CBM-MA.
"Estamos em um estado chegando ao crítico. A região Sul é o principal foco de queimadas do Estado, vem apresentado índice elevado de queimadas", ressalta o sargento do CBM-MA em Balsas, Francisco.

Mais um prefeito piauiense renuncia ao cargo

Mais um prefeito piauiense renuncia ao cargo

medicoO prefeito de Francinópolis, Ozael Ferreira dos Santos (PSD), enviou para a Câmara dos Vereadores um pedindo de renúncia ao cargo para voltar à carreira de médico.
É o segundo prefeito do Piauí que abandona o cargo para voltar a exercer a função de médico em três meses.
O médico Valmir Café, do município de Pedro II, renunciou o cargo para continuar atuando como médico.
Ozael Santos alegou que sua renúncia se deve ao fato de não conseguir conciliar o cargo de prefeito com sua profissão de médico gastroenterologista, que exercia em Teresina.
“Não tenho nada de insatisfação, foi uma decisão pessoal mesmo. Sempre fui mais médico do que prefeito e foi um compromisso que negociei quando fui ser candidato de que não deixaria de ser médico. Mas, as dificuldades foram muito grandes e impossibilitou a conciliação”, falou Ozael Ferreira dos Santos.
Com a renuncia do prefeito, a vice-prefeita de Francinópolis, Socorro Bandeira (PMDB) assumirá a Prefeitura Municipal.
“Tudo foi feito acordo. Minha vice-prefeita, Socorro Bandeira, dispõe de mais tempo do que eu para cuidar da gestão da prefeitura”, afirmou Ozael Santos.
Ozael Ferreira dos Santos trabalha em hospitais, clinicas e consultório em Teresina.

Decretada prisão de suspeito de matar professor

Decretada prisão de suspeito de matar professor
professor 1O delegado Cezar Andrade, que investiga a morte do professor Antônio Rodrigues da Silva, 30 anos, ocorrido em Imperatriz, em outubro de 2012, encaminhou à justiça, e esta acatou, um pedido de prisão Antonio Aureliano de Araujo Andrade, o “Neto”.
O professor foi morto a tiros no final da noite nas proximidades da Rua Ceará, de acordo com a polícia “Neto” estava na moto de placas NXN 6367, usada pelo acusado do crime.
Além do acusado, o outro suspeito de participar do crime é um menor. Eles foram flagrados por câmeras de vídeo instaladas nas imediações de onde ocorreu o crime.
Segundo investigações, os dois suspeitos estavam numa parada de ônibus, quando a vítima passou em uma moto. O professor ao passar teria parado e perguntado para onde eles estavam indo.
Neto teria respondeu que iria para casa, o professor pediu que esperasse porque iria só levar o amigo que estava na garupa e voltava logo.
Quando retornou encontrou a dupla e começaram a conversar, foi quando o menor teria sacado um revolver, o professor ao ver o revolver teria tentado fugir teria quando foi atingido or dois tiros.
De acordo a polícia o menor em conversar com um amigo do professor, sem saber da amizade, confessou que tinha tentado “pegar” uma moto para ele, mas o ” negocio ” teria dado errado.