Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

São Luís ficará sem ônibus a partir das 19h

 

Os ônibus que atendem a região metropolitana de São Luís serão recolhidos a partir das 19h desta quinta-feira (10). A informação foi confirmada por Dorival Sousa, presidente do Sindicato dos Rodoviários.
Segundo Dorival, os ônibus poderão ser recolhidos antes caso ocorra algum incididente durante a tarde.
A paralisação é consequência da violência ocorrida na noite desta quarta-feira (9), quando sete ônibus foram queimados nos bairros da Vila Kiola, Tibiri, Jardim São Cristovão, Maracanã, Janaína, Cohab Anil e Monte Castelo.

Boatos de arrastões causam pânico em bairros de São Luís


Polícia alerta que notícias de arrastões são falsas.
Faculdade no Renascença liberou estudantes por conta dos boatos.

Raquel Soares Do G1 MA
8 comentários
Policiais estiveram na porta do Ceuma I, onde boatos de arrastão se espalharam. A ocorrência era falsa. (Foto: Raquel Soares/G1 MA)Policiais estiveram na porta do Ceuma I, onde boatos de arrastão se espalharam. A ocorrência era falsa. (Foto: Raquel Soares/G1 MA)
Uma série de boatos causou pânico em alguns bairros de São Luís nesta quinta-feira (10). Os boatos davam conta de que gangues estariam promovendo arrastões na região do São Francisco, Renascença II e no Centro. De acordo com o delegado-geral adjunto de Polícia Civil, Marcos Afonso, nenhum dos boatos se confirmou. Ainda segundo delegado, a polícia está acompanhando a movimentação nos locais onde os supostos arrastões aconteceriam com o sistema de videomonitoramento e nada foi registrado.
mapa_presidio_pedrinhas (Foto: Editoria de Arte / G1)mapa_presidio_pedrinhas (Foto: Editoria de Arte / G1)
O clima de tensão na cidade se espalhou após a rebelião que aconteceu na Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, nessa quarta-feira (9).  De acordo com nota da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), divulgada na manhã desta quinta, nove presos morreram durante uma briga de facções adversárias na unidade. Já o secretário de Segurança do Estado, Aluísio Mendes, informou, também pela manhã, que eram 10 mortos. No fim da noite passada, ele havia dito que o número de vítimas era 13, mas depois admitiu ter ocorrido duplicidade na contagem dos corpos.
Em resposta às mortes na Cadet, uma facção criminosa incendiou sete ônibus na noite dessa quarta. A informação foi confirmada ao G1 pelo secretário Aluísio Mendes. Os nomes de cinco mortos já foram divulgados pelo Instituto Médico Legal: Carlos Eduardo Oliveira da Silva, Natanael de Souza do Espírito Santo, Daniel Fonseca Rodrigues, Uvanir Duarte de Farias e Idenilson Gaspar Santos Viana. Um sexto corpo deu entrada no IML vindo da Casa de Detenção, mas não foi reconhecido até o momento.
Polícia Militar esteve no Tropical Shopping para apurar boato de arrastão. (Foto: Raquel Soares/G1 MA)Polícia esteve no Tropical Shopping para
apurar boato.(Foto: Raquel Soares/G1 MA)
Boatos
No bairro do Renascença II, alunos da Universidade Ceuma foram liberados após boatos de que gangues estariam indo para a região. Na porta da universidade, a movimentação de alunos era grande. "A gente começou a ler nas redes sociais que a facção que incendiou os ônibus estava vindo pra cá. Todo mundo saiu correndo, a gente ficou com medo", declarou um estudante da instituição ao G1. Ele preferiu não se identificar.
No Tropical Shopping, também no Renascença, o clima de insegurança fez com que alguns lojistas fechassem as portas mais cedo. A movimentação no local era grande, e o boato de arrastão levou muitos funcionários a irem embora mais cedo.
Loja de joias fechou as portas após boatos de arrastão no Tropical Shopping. (Foto: Raquel Soares/G1 MA)

Preso faz mascara com feições de agente na Paraíba

 

sabãoA história lembra a série de disfarces de Tom Cruise na franquia cinematográfica “Missão Impossível”.
A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba apreendeu na noite de terça-feira (8), uma máscara feita com restos de sabão e sabonete e que imitava as feições de um agente penitenciário do Presídio Padrão de Santa Rita, na Grande João Pessoa.
A apreensão ocorreu depois de denúncias anônimas sobre um plano de fuga que estava sendo organizado no presídio.
O preso cumpre pena por assalto e não teve a identidade revelada por causa das investigações. Ele afirmou ser artista plástico e disse que estava fazendo uma homenagem ao agente penitenciário com a máscara, mas não soube explicar por que escondia o trabalho.
O agente que teve o rosto copiado também não quis informar o nome. O presídio tem atualmente 150 presos.
De acordo com o secretário da Administração Penitenciária, Walber Virgolino, o serviço de inteligência recebeu a informação sobre o plano de fuga, o que levou a um pente-fino nas celas. Em uma delas, os agentes encontraram a máscara.
Uma sindicância foi instaurada. Independentemente do resultado das investigações, o episódio já propiciou uma “Missão Possível”. Virgolino diz que vai oferecer ao preso cursos de qualificação em artes plásticas para que ele possa aperfeiçoar suas técnicas e usá-las para “coisas positivas”.
INFORMAÇÃO FOLHA DE SP

Polícia realiza “Operação São Mateus em Paz”

 

Eentre os dias 03 a 09 de outubro foi realizada a “operação são mateus em paz”, realizada pela policia militar que foi comandada pelo tenente araújo, cabos bandeira, edmilson e soldados bandeira, marcelo e diego.
durante o período foram conduzidas ao distrito policial 17 pessoas por motivos diversos tais com porte de arma branca; tentativa de homicídio; tráfico de drogas; direção perigosa; desacato e porte ilegal de arma de fogo.  uma moto pop também foi recuperada.
09102013 LEOMAR. ERICA. VALTEAN E DINHEIRO.DROGAS E ARMA. ENCONTRADOS COM OS MESMOS.
Em uma das abordagens foram presos Valten da Silva, Leomar de Sousa e Hérica Almeida da Silva Suspeitos de Tráfico de drogas. Houve troca de tiros o suspeito de tráfico Valtem foi alvejado com um tiro nas nádegas.
Com o trio a PM apreendeu 77 pedras de crack; 500g de maconha; R$ 190 (cento e noventa) reais em espécie, além, de 01 (um) revólver calibre. 22 com 06 (seis) munições.
09102013 francisco quaresma o café. leondardo da silva léo. paulo ricardo sousa cabecao. bismarck da silva e edy dos santos vulgo nego edy. TENT DE FUGA
Também foi impedida uma fuga em massa da Delegacia de São Mateus, coordenada por Fábio de Oliveira Cardoso, o “Ronaldo”, José Francisco Quaresma dos Santos, o “Café”; Leonardo Silva e Silva, o “Léo”; Paulo Ricardo Sousa, o “Cabeção”; Bismark da Silva Costa e Edi dos Santos, o “Nego Edi”, todos presos de justiça.
Eles tentaram cavar um buraco na parede, quando foram surpreendidos pela ação policial, que fez um cerco após recapturar os detentos os colocaram de volta as celas.

esporte Sampaio Corrêa vence o Rio Branco e assume vice-liderança

Esporte / Série C

Sampaio Corrêa vence o Rio Branco e assume vice-liderança

O Tricolor conquistou a sua segunda vitória seguida e segue vivo na Série C.
Gustavo Arruda / Imirante
09/10/2013 às 23h44 - Atualizado em 10/10/2013 às 12h01
    Leandro Kivel corre para o abraço: após perder um pênalti no primeiro tempo, o camisa 9 se redimiu e garantiu a vitória sobre o Rio Branco (AC), nesta quarta-feira (9), no estádio Castelão. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)
    SÃO LUÍS – A empolgação após uma vitória heroica em casa, a possibilidade de assumir a vice-liderança do Grupo A, um adversário com a pior campanha de todo o Campeonato Brasileiro Série C e a última partida em casa na primeira fase, antes da tão aguardada batalha final pela classificação. Eram muitos os motivos que fizeram a torcida do Sampaio Corrêa comparecer, em bom número, ao estádio Castelão, na noite desta quarta-feira (9). Até por estas razões, era esperada uma vitória tranquila do Tricolor diante do Rio Branco (AC), que até veio, mas com certa dose de emoção: mesmo com pênalti perdido e gol dos visitantes, o Sampaio venceu por 2 a 1. Eloir e Leandro Kivel anotaram pelo time maranhense, com Neto descontando para o Estrelão.
    Com a segunda vitória consecutiva, o Sampaio subiu seis posições e voltou ao G-4 após quatro rodadas de ausência. Com 32 pontos, a Bolívia Querida ocupa agora a vice-liderança da chave e segue com boas chances de classificação para a próxima fase da Terceirona. Já o Rio Branco somou sua 18ª derrota em 20 jogos e se despede da competição com o rebaixamento para a Série D, com apenas 10% de aproveitamento.
    Após 19 jogos, o Sampaio segue agora para a última rodada, para saber se segue ou não na disputa pelo seu segundo acesso em dois anos. O duelo decisivo será neste domingo (13), contra o Fortaleza, na Arena Castelão, às 16h. A equipe maranhense precisa de um empate na capital cearense para conquistar uma das quatro vagas para as quartas de final, onde enfrentará uma equipe do grupo B na batalha pelo acesso. Por enquanto, Macaé e Caxias já estão classificados na outra chave.
    Pressão inicial
    Diante de um adversário desmotivado e com o apoio dos cerca de 30 mil torcedores no Castelão, não foi surpresa ver o Sampaio pressionando logo no primeiro minuto. Mal a bola rolou e Eloir, com um chute forte de longa distância, obrigou Douglas a fazer sua primeira defesa. O meia tricolor voltou a arriscar logo depois, em jogada individual, mas a finalização foi para fora.
    Após a insistência de Eloir, foi a vez de outro jogador aparecer: Leandro Kivel. Dono da camisa 9 e grande esperança de gols da torcida, o centroavante se livrou do defensor e chutou colocado, mas a bola passou raspando o ângulo direito de Douglas. Um minuto depois, Kivel recebeu na área e acertou o travessão, com Lucas chutando na zaga após a sobra de bola.
    Paulo Sérgio tenta a cabeçada: com muita pressão ofensiva, o Sampaio criou diversas oportunidades de gol. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)
    Assustado diante de um Sampaio bastante incisivo, o Rio Branco não conseguia sair jogando, se atrapalhava na saída de bola e buscava apenas se defender, como havia prometido o técnico Tangará. E as chances iam se multiplicando pelo lado maranhense: Lucas, aos 16 minutos, arriscou de fora da área, mas não conseguiu marcar. Airton, pela esquerda, chutou cruzado e assustou a defesa, aos 18 minutos. Tote, aos 21 minutos, recebeu de Kivel, bateu firme na bola, mas não conseguiu balançar as redes.
    Depois de tantas oportunidades desperdiçadas, o Sampaio teve a sua grande chance aos 25 minutos: após cruzamento de Airton e falha da defesa, Leandro Kivel foi derrubado na grande área pela defesa do Estrelão. Pênalti, que o artilheiro bateu e deixou a torcida no quase: Douglas pulou no canto direito e fez a defesa, silenciando o Castelão.
    Mesmo com uma chuva de gols perdidos, o Sampaio não permitiu que a aflição da torcida tricolor se prolongasse: aos 30 minutos, Ribinha chutou, Douglas defendeu e, na sobra, Lucas foi derrubado. Novo pênalti a favor do Sampaio. Após muita indefinição sobre quem seria o batedor, Eloir chamou a responsabilidade e converteu: 1 a 0, e festa no Castelão.
    Jogadores do Sampaio abraçam Eloir, autor do primeiro gol tricolor no jogo. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)
    O gol não diminuiu a forma do Sampaio jogar: a blitz ofensiva continuou e as chances seguiam aparecendo. Jonas, aos 37 minutos, beliscou a trave após cobrança de falta. Lucas, aos 41 minutos, chutou para fora após boa jogada do ataque. E Paulo Sérgio, aos 43, até balançou as redes, mas a arbitragem marcou falta do zagueiro.
    Kivel se redime e o Rio Branco assusta
    Mesmo após um primeiro tempo de domínio total, o Sampaio Corrêa não queria dar chance ao azar e permaneceu no campo de ataque, atrás de um gol que lhe desse maior conforto na partida. Com três minutos, Eloir cruzou na cabeça de Lucas, que cabeceou na pequena área e foi parado por Douglas. No escanteio que foi originado pela defesa do goleiro do Estrelão, Eloir cabeceou e assustou. Dois minutos depois, também após um escanteio, Paulo Sérgio testou e a bola subiu, sem chegar perto do gol.
    Em seus minutos derradeiros na Terceirona, o Rio Branco voltou mais organizado e passou a trocar mais passes no meio de campo, tentando se aproximar da meta tricolor. O camisa 10 Geovane tentou, de falta, mas Rodrigo Ramos apenas observou a bola passar, muito longe do gol.
    Destaque do Bolivão na partida, Lucas divide com defensor do Rio Branco. (Foto: Paulo de Tarso Jr / Imirante)
    Apesar da melhora dos acreanos no duelo, o Sampaio mostrou força no ataque e voltou a fazer a alegria de sua torcida. Aos 20 minutos, Lucas fez grande jogada e deixou Leandro Kivel na cara de Douglas. O camisa 9 passou pelo goleiro e marcou o segundo gol da Bolívia Querida.
    Com o 2 a 0 de vantagem e a festa do campo se transferindo para as arquibancadas, a equipe maranhense passou a administrar o duelo. E o Rio Branco, sem nada a perder, se lançou ao ataque. Aos 32 minutos, Rodrigo Ramos salvou, cara a cara, a finalização de Neto. Quatro minutos depois, entretanto, não teve jeito: Neto foi lançado por Ismael e fez o gol de honra dos nortistas.
    O gol sofrido não assustou o Sampaio, que seguiu um pouco mais retraído em seu próprio campo e manteve a tranquilidade, abafando qualquer oportunidade do Rio Branco. E o Tricolor seguia assustando, com Lucas desperdiçando a melhor chance no contragolpe: aos 45 minutos, o meia não conseguiu passar por Douglas e chutou para fora. Com o resultado administrado, o Sampaio apenas esperou o apito final para comemorar a vitória e a manutenção do sonho de disputar a Série B em 2014.
    FICHA TÉCNICA
    SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo Ramos; Tote, Paulo Sérgio, Johildo e Airton; Jonas (Robson Simplício), Arlindo Maracanã, Eloir, Ribinha e Lucas; Leandro Kivel. T: Flávio Araújo
    RIO BRANCO: Douglas; Leandro Jucá, Eric, Marquinhos e Januário (Jonathan); Zé Marcos, Ismael, Paulinho (Neto) e Geovane (Luquinhas), Juliano e Araújo Jordão. T: Tangará

    Facções criminosas promovem carnificina em Pedrinhas

    Polícia
       

      Correria, desespero, pânico. O Complexo Penitenciário de Pedrinhas virou palco de uma carnificina promovida pelas facções criminosas Primeiro Comando do Maranhão (PCM) e Bonde dos 40 na noite desta quarta-feira e madrugada de quinta.
      A briga teria sido provocada pela transferência de presos e uma vingança pela morte de três detentos na última segunda-feira (7).
      Do lado de dentro 13 mortos e 30 feridos. Do lado de fora em diferentes bairros de São Luís sete ônibus foram queimados em represália à rebelião que explodiu novamente em Pedrinhas.
      Há informações extras que dizem que o número total de mortos pode passar de 20, sendo pelo menos dois carbonizados, fora os esquartejados. Já o número de feridos seria de aproximadamente 40. Estas ainda não foram confirmadas. A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária confirma apenas 13 mortes.

      Enfim, sem controle de poder e de informações o sistema penitenciário do estado foi engolido pelo crime. Esta é a realidade!
      A crise é alarmante e população entra de pânico. Todos se perguntam e agora? Quem consegue controlar a fúria de criminosos que estão no comando?
      A cidade literalmente pegou fogo e o medo tomou conta da população de forma geral. A briga promovida por criminosos está dentro e fora dos presídios e o que aconteceu nesta madrugada é apenas uma das batalhas. A guerra parece distante de acabar.