Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Libaneses se manifestam contra intervenção americana na Síria

Libaneses se manifestam contra intervenção americana na Síria

Manifestantes tentaram chegar à embaixada dos EUA, em Beirute.
Guerra civil da Síria gera instabilidade no país vizinho.

Da AFP
2 comentários
Ativista exibe as mãos com sangue de mentira durante protesto em frente à embaixada dos EUA em Awkar, no norte de Beirute, contra um ataque dos EUA à Síria. (Foto: Mohamed Azakir/Reuters)Ativista exibe as mãos com sangue de mentira durante protesto em frente à embaixada dos EUA em Awkar, no norte de Beirute, contra um ataque dos EUA à Síria. (Foto: Mohamed Azakir/Reuters)
Dezenas de pessoas se manifestaram nesta sexta-feira (6) em Beirute, convocadas por partidos e organizações favoráveis ao regime sírio, contra um possível ataque militar americano na Síria.
Os cerca de 250 manifestantes tentaram se aproximar da sede da embaixada americana em Awker, bairro ao norte de Beirute, mas foram impedidos pelas forças de segurança.
A manifestação coincidiu com o anúncio pela embaixada da retirada de seus funcionários não-essenciais, no momento em que o presidente americano Barack Obama acusa o regime sírio de ter realizado um ataque com armas químicas e tenta convencer o Congresso a aprovar uma intervenção punitiva.
"A embaixada americana é uma sala de operação para a guerra contra a Síria", proclamava um dos cartazes dos manifestantes, que brandiam as bandeiras libanesa e síria e retratos do presidente Bashar al-Assad.
Alguns carregavam placas com a inscrição: "A América é o grande Satã", um slogan geralmente utilizado pelo Irã e o Hezbollah xiita libanês.
Outros pintaram as mãos de vermelho, cor do sangue das possíveis vítimas de uma ação militar americana.
"Somos os jovens de partidos políticos e organizações que rejeitam que uma terra árabe seja violada", afirmou um dos participantes, Fadi Hossami.
O Hezbollah enviou seus combatentes para lutar ao lado do exército sírio contra os rebeldes.
O presidente libanês Michel Sleimane, cujo país recebe mais de 700 mil refugiados sírios e suporta o mais pesado fardo da tragédia humanitária em seu vizinho, convidou o Hezbollah a abandonar o conflito sírio.
arte síria 3/9 (Foto: 1)
publicidade

Nova comandante de UPP pede 'confiança na PM' à Rocinha

Nova comandante de UPP pede 'confiança na PM' à Rocinha

Major Pricilla de Oliveira Azevedo fez o pedido logo após anúncio.
Polícia Militar trocou chefia de 25 das 34 Unidades de Polícia Pacificadora.

Janaína Carvalho Do G1 Rio
132 comentários
Primeira mulher à frente de uma Unidade de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro, a major Pricilla de Oliveira Azevedo se emociona e pede voto de confiança a moradores da Rocinha, logo após ser anunciada oficialmente como a nova comandante da UPP local. (Foto: Bruno Gonzalez/Extra/Agência O Globo)A major Pricilla Azevedo recebe cumprimento do coronel Frederico Caldas (Foto: Bruno Gonzalez/Extra/Agência O Globo)
Primeira mulher à frente de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro, a major Pricilla de Oliveira Azevedo pediu um voto de confiança aos moradores da Rocinha, logo após ser anunciada oficialmente como a nova comandante da UPP da comunidade da Zona Sul do Rio. "Queria aproveitar essa oportunidade e fazer um pedido à comunidade da Rocinha: que tenha confiança na Polícia Militar", afirmou.
Questionada sobre os desafios na Rocinha, em especial após o desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, em 14 de julho, a major Pricilla não se estendeu muito.  "A gente vai continuar fazendo um bom trabalho e se unir aos moradores para que a gente consiga se ver livre de todos esses problemas que a gente sabe que existem nas comunidades do Rio de Janeiro", disse, acrescentando que ainda não definiu qual será sua primeira medida na Rocinha.
Na manhã desta sexta-feira (6), a Polícia Militar anunciou a mudança no comando de 25 das 34 UPPs do estado.
Major Priscilla recebe flores da afilhada Beatriz (Foto: Janaína Ferreira/G1)Major Pricila recebe flores da afilhada Beatriz
(Foto: Janaína Ferreira/G1)
A major Pricilla Azevedo comandou a primeira UPP no Rio, na comunidade Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, entre 2008 e 2010. "Eu me dediquei muitos anos a melhorar a qualidade de vida das pessoas que realmente precisam de nós. E eles [a Rocinha] podem ter certeza que não farei diferente", garantiu. "Costumo dizer que se eu voltasse no tempo não faria melhor porque eu fiz o melhor".
Durante a cerimônia, a major Pricilla foi homenageada pela comunidade do Santa Marta. Ela recebeu flores das mãos de sua afilhada, Beatriz Nunes da Silva, de 13 anos, moradora da comunidade. "É isso aqui, esses momentos, essas pessoas que fazem com que a gente esteja todo dia motivado a trabalhar mais, porque eles merecem", disse, emocionada.

Em São Luís, motoristas paralisam atividades e ônibus são depredados

Em São Luís, motoristas paralisam atividades e ônibus são depredados

Protesto de alguns representantes da categoria iniciou por volta das 17h20.
Sindicato dos Rodoviários não autorizou paralisação.


Alguns ônibus chegaram a ser depredados por seus passageiros (Foto: João Ricardo/G1 Maranhão)Alguns ônibus chegaram a ser depredados por seus passageiros (Foto: João Ricardo/G1 Maranhão)
Vários motoristas de ônibus paralisaram suas atividades no final da tarde desta sexta-feira (6), em São Luís. Eles reivindicam o cumprimento de acordos firmados após a última greve da categoria, acontecida em julho.
A paralisação aconteceu principalmente no Centro da cidade, próximo ao Anel Viário e Rua das Cajazeiras, a partir das 17h20. Devido à paralisação, um grande engarrafamento formou-se no local.
Revoltados com a situação, alguns passageiros passaram a depredar os veículos atirando pedras e quebrando janelas. Polícia Militar e Guarda Municipal foram acionados para tentar conter a situação.
Apesar do protesto, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Dorival Silva, disse que a paralisação dos motoristas aconteceu sem que a entidade representativa da categoria tenha dado alguma instrução. “O sindicato não tem participação nisso. Vamos convocar a categoria na segunda-feira (9) para decidir, em assembleia, sobre o assunto. Mas os motoristas que se exaltaram e pararam suas atividades, têm que responder pelos seus atos”, afirmou.

Convite das Festividades Alusivas à Semana da Pátria

Convite das Festividades Alusivas à Semana da Pátria

CONVITE DESFILE

Divulgada a programação do 7 de Setembro em Santa Inês e Creches e Educação Infantil desfilam em homenagem ao Dia da Raça

Divulgada a programação do 7 de Setembro em Santa Inês

Divulgada a programação do 7 de Setembro em Santa Inês
A organização do Desfile de 7 de Setembro do município de Santa Inês já está com toda a programação pronta para as apresentações das escolas e demais participantes do desfile deste ano, que acontecerá nas zonas urbana e rural. De acordo com a programação divulgada pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês, a partir desta quarta-feira, 4, iniciam as homenagens ao 7 de Setembro, com desfiles em povoados da zona rural.
Consta também da programação o desfile de homens do Exército Brasileiro, representados pelo 14° Batalhão do Regimento Guararapes, que se encontram em operação na região. Participam também dos desfiles da zona urbana a Polícia Militar e entidades filantrópicas como o Lions Club de Santa Inês, além de pelotões da Guarda Municipal e de programas socioassistenciais coordenados pela Prefeitura de Santa Inês.
O tema geral do desfile este ano é “Arte é Liberdade, Educação é Independência: O Encantar Popular no Cordel Nordestino” e na zona urbana cada escola desfilará enfocando um sub-tema relacionado ao tema central.
 ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO
DIA 4 – ZONA RURAL
Manhã – Povoado Juçaral do Capistrano – banda Fanfarra (Mais Educação) e Desbravadores;
Tarde – Povoado Bom Jesus – desfile de escolas dos povoados Ladeira do Gato, Bom Futuro e Bom Jesus.
DIA 5 – ZONA URBANA – TARDE
Pré-escola Mãe Preta – Tema: João do Vale
Pré-escola Marcelina Noia – Tema: Patativa de Assaré
Pré-escola Raimunda Cunha – Tema: Lampião e Maria Bonita
Pré-escola Vitorino Freire – Tema: João Grilo Jacó
Pré-escola Maria Cristina – Tema: Lobato
Pré-escola Antonio José – Tema: Luiz Gonzaga
DIA 6 – ZONA RURAL
Manhã – Povoado Boa Vista do Cassiano;
Tarde – Povoado Porção da Juçara – desfile de escolas dos povoados Calango Novo, Fazendinha, Onça, Porção da Juçara, com  participação da Banda Fanfarra. 
DIA 7 – ZONA URBANA – Manhã
O cronograma a ser seguido no desfile do 7 de Setembro na sede do município de Santa Inês terá início às 8 horas da manhã do dia 7, sábado. Acompanhe a programação.
- Hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de Santa Inês;
- Execução dos hinos Nacional, do Maranhão e de Santa Inês
- Pronunciamentos do presidente da Câmara de Vereadores, secretária municipal de Educação e do prefeito municipal;
- Abertura do desfile com a apresentação do Exército Brasileiro;
- Desfile da Polícia Militar (7° BPM);
- Desfile da Guarda Municipal de Santa Inês;
- Desfile da Loja Maçônica Santa Luz – Santa Inês;
- Desfile do Lions Club de Santa Inês;
- Desfile da Igreja Assembleia de Deus
- Desfile de programas sócio-assistenciais coordenados pela Prefeitura de Santa Inês, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania;
- Desfile de alunos do Programa Mais Educação;
- Desfile de escolas da Rede Municipal de Ensino;
- Desfile de escolas da Rede Estadual de Ensino. 

Creches e Educação Infantil desfilam em homenagem ao Dia da Raça

Creches e Educação Infantil desfilam em homenagem ao Dia da Raça
Programação prossegue neste sábado, com desfile da Independência do Brasil
Num trabalho elaborado e coordenado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Inês, a Semana da Pátria está recheada de uma programação alusiva à data, com desfiles acontecendo desde o último dia 4, nas zonas rural e urbana do município de Santa Inês. Neste sábado, dia 7, acontece o desfile comemorativo à Independência do Brasil.
Iniciando a programação dos desfiles, no dia 4, a equipe da Secretaria Municipal de Educação esteve pela manhã no povoado Juçaral do Capistrano, onde aconteceu o desfile da escola municipal Abraão Rodrigues e do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista, ao som da banda Fanfarra do Programa Mais Educação.
Na tarde do dia 4, o desfile aconteceu no povoado Bom Jesus, com bonita apresentação das escolas municipais Deco Muniz (Bom Jesus), José Ferreira Goes (Ladeira do Gato) e Antonio Carlos Beckman (Bom Futuro), todas ao som da banda da Escola Deco Muniz.
DIA DA RAÇA
Na quinta-feira (5), Dia da Raça, aconteceram os desfiles das escolas da rede municipal de ensino infantil, que se apresentaram à tarde/noite na Avenida Luiz Muniz, em Santa Inês.
Baseadas no tema central “Arte é liberdade, educação é independência: o cordel encantado na Educação Infantil”, desfilaram os alunos das sete creches implantadas pela atual administração municipal em Santa Inês, com a Creche Tia Ritinha (bairro Sabbak) abrindo as apresentações.
Em seguida, desfilaram alunos das creches Tia Carmosa (Centro), Castelo Mágico (Vila Marcony), Bolinha de Sabão (Sabbak), Momentos de Ternura (Vila Militar), Pedacinhos de Sonhos (Parque Santa Cruz) e Jardim Colorido (Bairro do Aeroporto).
Seguindo a programação e também enfocando sub-temas relacionados ao tema central do desfile, apresentaram-se os alunos das pré-escolas Marcelina Noia (sub-tema Patativa do Assaré), Maria Cristina Vieira dos Santos (sub-tema Seu Lobato).
Com o sub-tema “João do Vale”, desfilou a pré-escola Mãe Preta, seguida pela pré-escola Antonio José (sub-tema Luiz Gonzaga) e Raimunda Cunha Pinheiro (sub-tema Lampião e Maria Bonita).
Desfilaram ainda o Clube dos Aventureiros, Fanfarra Guardiões da Pedra e Clube dos Desbravadores (Igreja Adventista). A banda da Escola Estadual Josué Montello foi a responsável pela sonorização do desfile.
Antes do início das apresentações, a equipe da Secretaria de Educação, liderada pela secretária Maria da Conceição Costa (Concita), chamou ao palanque as autoridades municipais e convidados, além do chefe de Gabinete, Wady Haddad Neto, que representou o prefeito Ribamar Alves.

Presas acusadas de homicídio em Bacabal

Presas acusadas de homicídio em Bacabal

Operação conjunta da 16ª Delegacia Regional, com apoio de equipes do 15º Batalhão da PM, resultou na prisão de Patrícia Carvalho, de 33 anos, e Jocimara Lima Cunha, de 18 anos. As duas foram presas em decorrência de um mandado de prisão preventiva pelo assassinato que vitimou Francisco Passos Rodrigues, de 67 anos, ocorrido em maio deste ano.
De acordo com informações do delegado regional de Bacabal, Carlos Alessandro, as duas são companheiras e na madrugada do dia 13 de maio, durante uma discussão em um bar, assassinaram Francisco Passos. “A vítima se negou a pagar mais bebidas no bar e então elas começaram a espancá-lo, a socos, pontapés, cadeiradas e um rodo de ferro para agredir a vítima”, detalhou o delegado.
Diante das investigações, a Polícia Civil representou pelo mandado de prisão preventiva das suspeitas. Expedido na manhã desta quinta-feira (5), pelo juiz Celso Orlando Pinheiro, da 4ª Vara Criminal de Bacabal, as equipes policiais deram cumprimento ao mandado ainda ontem, no fim da tarde.
As duas foram detidas na casa de parentes, localizada também no bairro Esperança. Após a prisão, elas foram conduzidas para a Delegacia Regional de Bacabal, onde foram lavrados os procedimentos pelo delegado Carlos Alessandro Assis.
Em depoimento elas alegaram legítima defesa, no entanto, segundo o delegado Carlos Alessandro, o laudo do exame cadavérico comprova traumatismo crânio-encefálico e ainda várias lesões por toda a extensão do corpo da vítima.
Após os procedimentos policiais, as duas foram levadas para Delegacia de Alto Alegre, onde ficarão custodiadas à disposição da justiça.

Mulher é presa na própria “boca de fumo” na Camboa

Mulher é presa na própria “boca de fumo” na Camboa

loira
Foto: IDIFUSORA
Foi presa nesta quinta-feira (5), Arlete Alves Pereira, a “Loura”, ela é conhecida da policia e  a sua detenção ocorreu durante mais uma operação policial de combate às drogas, em São Luis.
De acordo com a policia, a prisão ocorreu na “boca de fumo” da acusada, no bairro da Camboa. Ela atuava com o marido que morreu na semana passada.
Com “Loura” a policia apreendeu “tof tof”, crack, celulares, maquinas fotográficas, balança de precisão, joias, um colete aprova de balas e dinheiro.
Loura foi autuada por trafico de drogas e encaminhada ao Centro de Triagens de Pedrinhas.

Corpo de homem é encontrado em mangue no bairro da Liberdade

Corpo de homem é encontrado em mangue no bairro da Liberdade

 

 corpo liberdade

O corpo de homem não identificado foi encontrado na manhã desta sexta-feira (6), no bairro da Liberdade, em São Luís.
A vítima foi encontrada no manguezal às margens do Rio Anil. O corpo se encontrava com uma corda amarrada no pescoço e outros sinais de violência.
O caso está sendo investigado pela polícia. O corpo do homem foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

prefeitura de Buriticupu realiza o desfile dia 06 de setembro

HOJE  PELA  MANHA   FOI  REALIZADO  O    DESFILE  EM   BURITICUPU-MA  A PREFEITURA   ANTECIPOU  A  COMORAÇÃO   DO  DIA 7 DE  SETEEMBRO ,  QUE  FOI  REALIZADO  HOJE  DIA  6  DE SETEMBRO .








 

Obama não pediu extradição de Snowden em reunião, diz Putin

Obama não pediu extradição de Snowden em reunião, diz Putin

Ele 'não cometeu nenhum crime em nosso território', disse presidente.
Procurado pelos Estados Unidos, ex-técnico da CIA obteve asilo da Rússia.

Da Reuters
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (6) após reunião com Barack Obama que o presidente dos Estados Unidos não pediu a extradição do ex-prestador de serviço de uma agência de espionagem dos EUA Edward Snowden, que está temporariamente asilado na Rússia.
A extradição seria impossível porque Snowden "não cometeu nenhum crime em nosso território", disse Putin em entrevista coletiva após o encontro de quase 30 minutos, ocorrido durante cúpula do G20.
Snowden, procurado pelos EUA sob acusação de espionagem, voou para Moscou a partir de Hong Kong em junho e ficou preso na zona de trânsito do aeroporto internacional da capital russa depois que os Estados Unidos revogaram seu passaporte e pediram aos países para não aceitarem sua presença.
A Rússia concedeu asilo ao norte-americano no mês passado e prometeu não extraditá-lo aos EUA.
Ex-técnico da CIA Edward Snowden divulgou documentos secretos (Foto: The Guardian/AP)Ex-técnico da CIA Edward Snowden divulgou documentos secretos (Foto: The Guardian/AP)

Dilma diz que Obama vai explicar espionagem até quarta-feira

Dilma diz que Obama vai explicar espionagem até quarta-feira

Presidente deu declaração na Rússia, onde participou da cúpula do G20.
Ela afirmou que Obama assumiu responsabilidade pelo esclarecimento.

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (6), na Rússia, que o presidente norte-americano Barack Obama se comprometeu a dar explicações sobre as denúncias de espionagem dos EUA até a próxima quarta-feira. Dilma disse que Obama assumiu responsabilidade "direta e pessoal" sobre as investigações das ações de espionagem.
Reportagem do programa Fantástico no úlitmo domingo mostrou que Dilma e assessores foram alvo de investigações da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. A reportagem é baseada em documentos da NSA passados para o jornalista Glenn Greenwald pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem eletrônica dos EUA.
Dilma Rousseff e Barack Obama se cumprimentam na chegada para a foto dos representantes na reunião do G20, em São Petersburgo, na Rússia. (Foto: Grigory Dukor/Reuters)Dilma Rousseff e Barack Obama se cumprimentam na chegada para a foto dos representantes na reunião do G20, em São Petersburgo, na Rússia. (Foto: Grigory Dukor/Reuters)
Nesta quinta, Dilma e Obama se reuniram em São Petersburgo, onde participaram de encontro do G20, para tratar das denúncias de espionagem. A presidente falou aos jornalistas nesta sexta no aeroporto da cidade russa, pouco antes de embarcar de volta para o Brasil.
"O presidente Obama declarou para mim que assumia a responsabilidade direta e pessoal pelo integral esclarecimento dos fatos e que proporia para exame do Brasil medidas para sanar o problema. Diante do meu ceticismo devido à falta de resultados do encontro entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o vice-presidente [Joe] Biden, ocorrido semana passada, o presidente Obama me reiterou que ele assumia a responsabilidade direta e pessoal tanto para a apuração das denúncias como para oferecer as medidas que o governo brasileiro considerasse adequadas", declarou a presidente.
Eu quero saber o que há. Se tem ou não tem, eu quero saber. Tem ou não tem? Além do que foi publicado pela imprensa, eu quero saber tudo que há em relação ao Brasil. Tudo. A palavra tudo é muito sintética. Ela abrange tudo. Tudinho. Em inglês, everything."
Presidente Dilma Rousseff
Dilma afirmou ter dito a Obama que a questão não era de "desculpas", mas de uma solução rápida. Segundo ela, estabeleceu-se a próxima quarta-feira (11) como prazo para uma resposta.
"Como eu disse que esse processo era um processo lento, que não queria esclarecimentos técnicos, nao era só uma questão de desculpas,era uma questão de não admissão desse nível de intrusão, e que era importante que fosse solucionado com rapidez, chegou-se a uma data, quarta-feira", afirmou Dilma.
A presidente também disse que a viagem dela para Washington, programada para outubro, vai depender das "condições políticas" que Obama criar.
"No que se refere à questão da viagem, o presidente Obama reiterou que queria criar as condições políticas para minha viagem aos Estados Unidos e sabia que isso passava por adoção de medidas em consonância com as requeridas pelo governo brasileiro. Claramente me reiterou isso. Então minha viagem depende de condições políticas", disse Dilma.
Snowden Cronologia (6/9) (Foto: Editoria de Arte / G1)
Segundo a presidente, ela pediu para que Obama explique "tudo" que há de espionagem em relação ao Brasil.
"O que eu pedi é o seguinte: eu acho muito complicado ficar sabendo dessas coisas pelo jornal. Num dia eu sei uma coisa, passam dois dias eu sei outra coisa, e a gente vai sabendo aos poucos. Eu gostaria de saber o que tem [sobre espionagem]. Eu quero saber o que há. Se tem ou não tem, eu quero saber. Tem ou não tem? Além do que foi publicado pela imprensa, eu quero saber tudo que há em relação ao Brasil. Tudo. A palavra tudo é muito sintética. Ela abrange tudo. Tudinho. Em inglês, everything", disse Dilma.
Segundo relatou a presidente, ela disse a Obama que "depois que a pasta de dentes sai do dentifrício ela, dificilmente, volta". "E ele me disse, me respondeu, que ele faria todo o esforço político para que essa pasta de dentes pelo menos não ficasse solta por aí e voltasse uma parte para dentro do dentifrício", disse.
Recorrer à ONU
Dilma ainda afirmou que vai à Organização das Nações Unidas (ONU) "propor uma nova governança contra invasão de privacidade" na internet.
"Comuniquei ao presidente Obama que o Brasil vai a todos os fóruns mulitlaterais, em especial na ONU, propor iniciativas para uma governança da internet, que defina normas e mecanismos para coibir práticas de violação de direitos ou espionagem de quaisquer países."
A presidente afirmou que, em relação ao Brasil, não se justifica o argumento de que atos de espionagem são decorrência de uma estratégia de combate ao terrorismo.
"O Brasil é um país que não tem conflitos étnicos, não tem conflitos religiosos, não abriga grupos terroristas, e tem, na sua Constituição, expressamente, que nós vedamos o uso e a fabricação de armas nucleares. Portanto, que todas essas características jogavam por terra qualquer justificativa de que tais atos de espionagem seriam uma forma de proteção contra os terroristas. E só nos permitia uma conclusão: que essa espionagem, como não tinha nada a ver com segurança nacional, tinha a ver com fatores geopolíticos, tinha a ver com fatores estratégicos ou com fatores comerciais e econômicos e que isso era inadmissível", declarou Dilma.
Além das denúncias de espionagem, a presidente também falou sobre a situação da Síria. "O Brasil não reconhece uma ação militar na Síria sem a aprovaçao da ONU", afirmou.
O caso da espionagem a Dilma
Reportagens do jornal "O Globo" publicadas a partir de 6 de julho, com dados coletados por Snowden, mostraram que milhões de e-mails e ligações de brasileiros e estrangeiros em trânsito no país foram monitorados.
Ainda segundo os documentos, uma estação de espionagem da NSA, principal agência de inteligência dos EUA, funcionou em Brasília pelo menos até 2002.
Os dados apontam ainda que a embaixada do Brasil em Washington e a representação na ONU, em Nova York, também podem ter sido monitoradas.
Outros países da América Latina também são monitorados, segundo os dados.
De acordo com o jornal, situações similares ocorrem no México, Venezuela, Argentina, Colômbia e Equador.
O interesse dos EUA não seria apenas em assuntos militares, mas também em relação a questões de petróleo e da produção de energia.
A revista "Época" também publicou reportagem sobre documento secreto que revela como os Estados Unidos espionaram ao menos oito países – entre eles o Brasil – para aprovar sanções contra o Irã.
No dia 1º de setembro, o "Fantástico" exibiu a reportagem que mostrou que Dilma também é alvo de investigação.
Os arquivos classificados como ultrassecretos, que fazem parte de uma apresentação interna da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, mostram a presidente Dilma Rousseff, e o que seriam seus principais assessores, como alvo direto de espionagem da NSA.

 

Empresário foi morto para não denunciar crime, afirma polícia




Empresário foi morto para não denunciar crime, afirma polícia

Corpo de Daniel Prado Smith foi encontrado na noite dessa quinta (5).
Dois suspeitos do crime foram apresentados nesta sexta-feira (6).


Jovem de 17 anos apontou o local do crime, onde corpo do paisagista foi localizado (Foto: Reprodução/TV Mirante)Jovem de 17 anos apontou o local do crime, onde
corpo do paisagista foi localizado
(Foto: Reprodução/TV Mirante)
Foram apresentados, na manhã desta sexta-feira (6) na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, dois suspeitos do assassinato do paisagista e empresário Daniel Prado Smith, de 55 anos, que estava desaparecido desde a quarta-feira (4).

Segundo o delegado André Gossaim, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) a vítima foi avistada pela quadrilha na Avenida Litorânea. "Eles tomaram de assalto o carro do empresário e o sequestraram. Depois, ele foi obrigado pelos bandidos a sacar dinheiro", declarou. Indagado sobre a motivação do latrocínio [roubo seguido de morte], um dos suspeitos afirmou que o empresário reconheceu um dos integrantes do bando e eles decidiram matá-lo para que o crime não fosse descoberto.

Um dos suspeitos, que seria menor de idade, foi identificado apenas como Renan confessou a autoria do crime. De acordo com a Seic, Renan já teria sete passagens pela polícia. O terceiro suspeito, identificado como Givanilson, foi morto durante troca de tiros com a polícia. A polícia continua investigando a participação de mais pessoas no assassinato.
Ainda segundo o delegado, Renan contou, em depoimento, que a vítima foi levada pelo bando no prórpio carro até a praia de Panaquatira. Depois, foram ao Araçagi, onde realizaram assalto em uma residência. De lá, levaram objetos, além de um carro modelo Punto. Após o assalto, eles abandonaram o veículo do paisagista. O Punto foi abandonado na Vila Isabel, no bairro do Anjo da Guarda, região do Itaqui-Bacanga.
Dois suspeitos do crime foram apresentados na SSP-MA nesta sexta (6).; (Foto: Domingos Ribeiro/Mirante AM)Dois suspeitos do crime foram apresentados na SSP-MA nesta sexta (6).; (Foto: Domingos Ribeiro/Mirante AM)
Entenda o caso
Daniel Smith foi visto pela última vez na quarta-feira (4), ao sair de sua residência, no bairro do Calhau. A família do paisagista deu conta de seu sumiço depois que a polícia encontrou o carro dele abandonado no Araçagi. John Smith, irmão de Daniel, garantiu que a vítima não tinha inimizades. “Meu irmão não tinha inimizades, não se dava com maus elementos (...) Meu irmão não se dava com pessoas que eu não soubesse quem elas eram”, afirmou.
A operação para prender todos os envolvidos na morte do paisagista Daniel Prado Smith ainda está em andamento, já que mais duas pessoas estão sendo procuradas pela polícia.