Páginas

sábado, 24 de agosto de 2013

Papa Francisco visitará centro para refugiados em Roma



sábado, 24 de agosto de 2013

Papa celebrará Missa inaugural do Capítulo geral dos Agostinianos

Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – Na próxima quarta-feira, 28, dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica de Santo Agostinho, o Papa Francisco vai visitar a Casa Geral dos Agostinianos, em Roma, ao lado do Vaticano, por ocasião da abertura do Capítulo geral, de número 184.
visita do Santo Padre se realizará, às 18.00 hs, em forma estritamente privada, aos cerca de 90 agostinianos capitulares, guiados pelo vigário geral, Pe. Michael de Gregório. Durante a sessão capitular, será eleito o novo Prior geral, que substituirá o Pe. Robert Prevost, que conclui seu segundo mandato.
partir de amanhã, 24, os restos mortais de Santo Agostinho, bispo de Hipona, serão expostos na basílica de São Pedro, em Pavia, para a veneração dos fiéis. Santo Agostinho faleceu em Hipona, na Argélia, em 28 de agosto de 430.
A urna de mármore, que contém as relíquias do grande Doutor da Igreja, será posta sobre o altar, da basílica de São Pedo, ao término da celebração Eucarística, presidida pelo bispo de Ivrea, Dom Eduardo Cerrato, onde ficará exposta até o dia da festa litúrgica de Santo Agostinho, 28.
A Ordem de Santo Agostinho, cujos membros são conhecidos também como Agostinianos, é uma ordem religiosa de frades mendicantes, nascida em 1244. (Sedoc/MT)



Papa Francisco promove encontro no Vaticano sobre a chaga do tráfico de seres humanos

Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - Atendendo a um expresso desejo do Papa Francisco, a Pontifícia Academia das Ciências e a Pontifícia Academia das Ciências Sociais, junto à FIAMC (Federação Mundial das Associações Médicas Católicas), organizam para os dias 2 e 3 de novembro próximo um grupo de trabalho preparatório para analisar o tráfico de seres humanos e a escravidão moderna e estabelecer tanto a real situação, quanto um plano de ação para combatê-los.
Hoje – explica o chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, Dom Marcelo Sánchez Sorondo – "as ciências naturais podem oferecer novos instrumentos a serem utilizados contra essa nova forma de escravidão, quais um registro digital para comparar o DNA das crianças desaparecidas não identificadas (inclusos os casos de adoção ilegal) com o de seus familiares que tenham denunciado o desaparecimento delas".
Ninguém – prossegue – pode negar que "o tráfico de seres humanos constitui um terrível delito contra a dignidade humana e uma grave violação dos direitos humanos fundamentais" e que, neste novo século, serve para a criação de patrimônios criminosos.
O Concílio Vaticano II já afirmava que "a escravidão, a prostituição, o mercado de mulheres e de jovens, ou ainda as ignominiosas condições de trabalho, com as quais os trabalhadores são tratados como simples instrumentos de ganho, e não como pessoas livres e responsáveis" são "vergonhosas", "prejudicam a civilização humana, desonram aqueles que assim se comportam" e "ofendem grandemente a honra do Criador".
Num dos poucos documentos do Magistério dos Papas sobre este tema, citado na abertura, o Beato João Paulo II acrescentou que "estas situações são uma afronta aos valores fundamentais partilhados por todas as culturas e por todos os povos, valores radicados na própria natureza da pessoa humana", afirmando, além disso, que o tema é de importância central para as ciências sociais e as ciências naturais no contexto da globalização.
"O aumento alarmante do comércio de seres humanos é um dos prementes problemas econômicos, sociais e políticos associados ao processo de globalização. É uma grave ameaça para a segurança de cada nação e uma inadiável questão de justiça internacional."
Alguns observadores – ressalta Dom Sorondo – defendem que, daqui a poucos anos, o tráfico de pessoas superará o tráfico de drogas e de armas, tornando-se assim a atividade criminosa mais lucrativa do mundo.
Todavia, as tendências recentes indicam que o tráfico de seres humanos já teria alcançado o primeiro lugar, porque, longe de ser um crime social em declínio, a sua presença se tornacada vez mais ameaçadora.
O tráfico internacional de cunho sexual não se limita às zonas pobres e subdesenvolvidas, mas se estende virtualmente a todas as regiões do mundo. Enquanto os países com uma grande (muitas vezes legal) indústria do sexo geram a procura do tráfico de mulheres, jovens e adolescentes, são os países economicamente mais pobres os que atendem a tal procura oferecendo-as na maioria das vezes.
De fato, é nesses países que os traficantes conseguem com maior facilidade recrutar as vítimas. As regiões da maior parte das vítimas da exploração sexual são as ex-repúblicas soviéticas, a Ásia e a América Latina.
Por causa do escândalo humano e moral que comportam e dos interesses em questão, que levam ao pessimismo e à resignação, muitas instituições deram as costas para essa tragédia.
Portanto – prossegue Dom Sorondo –, "é importante para a Pontifícia Academia das Ciências, a Pontifícia Academia das Ciências Sociais e a Federação Mundial das Associações Médicas Católicas, seguir diretamente, ao pé da letra, o desejo do Papa".
De fato, "devemos ser gratos ao Papa Francisco por ter identificado um dos mais importantes dramas sociais do nosso tempo e por ter depositado confiança em nossas instituições católicas pedindo-nos que organizássemos este grupo de trabalho", expressa o Arcebispo Sorondo. (RL)
Papa Francisco visitará centro para refugiados em Roma
 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco visitará no próximo dia 10 de setembro o Centro Astalli, a estrutura dos jesuítas para acolher refugiados no centro de Roma. Foi o que informou o Presidente do Centro, Padre Giovanni La Manna. A visita será realizada de forma privada.
No início de abril, o Padre La Manna havia escrito uma carta ao Papa Francisco convidando-o a visitar o Centro localizado no coração de Roma e administrado pelos jesuítas. No dia 6 de abril, o próprio Papa Bergoglio telefonou ao Presidente do Centro Astalli para assegurar-lhe que visitaria o local.
O Centro Astalli é o ‘braço’ italiano do Serviço dos Jesuítas para os Refugiados (JRS), organização católica internacional presente em mais de 40 nações, fundada em 1980 pelo Padre Pedro Arrupe, então Superior Geral da Companhia de Jesus, cuja missão é “acompanhar, servir e defender os direitos dos refugiados e dos deslocados”. Diariamente são servidas 450 refeições no local “a pessoas que pedem auxílio para sobreviver”.
Em 8 de julho passado, o Papa Francisco visitou a ilha de Lampedusa, no sul da Itália - local de emergência humanitária devido aos imigrantes que desembarcam continuamente vindos principalmente do norte da África -, quando lançou um apelo a favor da acolhida do migrantes e refugiados e denunciando a “globalização da indiferença”. (JE)

Três advogados suspeitos de fraude no DPVAT já estão em liberdade Eles foram presos em Imperatriz, na manhã dessa quinta-feira (23). Atravessadores, no entanto, continuam na prisão.

Três advogados suspeitos de fraude no DPVAT já estão em liberdade

Eles foram presos em Imperatriz, na manhã dessa quinta-feira (23).
Atravessadores, no entanto, continuam na prisão.

A Justiça mandou soltar os três advogados presos em Imperatriz sob suspeita de fraudar documentos para requerer o pagamento do seguro DPVAT. Os outros envolvidos  no caso permanecem presos.

Os três advogados, Samira Valéria Davi da Costa, Terêncio Alves Guida e Ducilla Sereva Costa Lima, foram presos na manhã de quinta-feira (22), em operação da Polícia Civil e Ministério Público. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Imperatriz, entrou com o pedido de Habeas Corpus ainda na quinta-feira, no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), e o desembargador Jamil de Miranda Gedeon revogou a prisão dos três advogados.
Para o presidente da OAB Imperatriz, Malaquias Neves, a prisão dos advogados foi desnecessária, inadequada e desproporcional. Segundo ele, os envolvidos no processo sempre compareceram quando foram chamados pela Justiça, desde a instalação do inquérito.
“Nós vamos buscar medidas para reprimir os atos do delegado regional porque ele extrapolou o que determina a lei. Extrapolou, ainda, o próprio mandado exarado pelo juiz da 4ª Vara Criminal, quando fora determinado que as documentações a serem apreendidas fossem só as aqueles documentos que fizesse referência ao processo instaurado. O que houve foi uma verdadeira devassa ao escritório da nossa colega”, afirmou Malaquias.
Entenda o caso
A Polícia Civil de Imperatriz e policiais da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic), desmontaram uma quadrilha que fraudava documentos para o Seguro Dpvat em Imperatriz. A investigação tem mais de um ano e resultou na prisão preventiva dos advogados além dos atravessadores Francisco das Chagas e Parsondas Guedelha Gomes Torres.
Os presos são acusados de fraudar documentos públicos, estelionato e formação de quadrilha. Consta na investigação, ainda, a participação de uma ex-funcionária do Instituto Médico Legal (IML), identificada como Isabel, que não reside mais em Imperatriz e tem um mandado de prisão contra ela.

 

Mulher que teria sido sequestrada em Raposa volta a ser internada Em depoimento à polícia, ela desmentiu gravidez. Nova internação ocorreu por tentativa de homicídio.

Mulher que teria sido sequestrada em Raposa volta a ser internada

Em depoimento à polícia, ela desmentiu gravidez.
Nova internação ocorreu por tentativa de homicídio.

 

A mulher de 25 anos que disse ter sido espancada e abusada sexualmente em um matagal na cidade de Raposa, Região Metropolitana de São Luís, e que confessou à polícia que não estava grávida, voltou a ser internada. Desta vez por tentativa de suicídio.
No fim da tarde desta sexta-feira (24), ela fez em um hospital particular de São Luís o exame de conjunção carnal, com uma perita do Instituto Médico Legal (IML). O laudo sairá na próxima semana.
O caso passou para a responsabilidade da Superintendência de Polícia Civil da capital. Como ela negou a gravidez em depoimento, agora a polícia quer saber se ela foi realmente estuprada e por três homens, na madrugada de segunda-feira.
Entenda o caso
Na segunda-feira, a mulher de 25 anos, que disse estar grávida de seis meses, afirmou ter sido sequestrada na estrada de Raposa, espancada e estuprada em um matagal. Segundo parentes, ela teria conseguido fugir dos bandidos e teria tido o bebê no meio do mato. Contudo, a criança teria sumido.

O pai da mulher, que não quis identificar-se, contou detalhes do caso. “Abusaram de minha filha. Botaram fio elétrico no seu pescoço e a sufocaram. Deram muito chute na barriga dela. No momento de descuido deles, ela conseguiu rastejar e fugir. Num determinado lugar, ela sentiu contrações e, ali, ela abortou. Limpou a criança, botou a criança no colo, enrolou com uma blusa que ela "tava" vestida, tentou chegar o mais próximo possível, mas ela cansou e deixou o bebê em um determinado local, onde ela pudesse chamar alguém, e a gente voltar a pegar a criança”, contou.

Como de costume, ela saiu de casa no carro da família pouco depois da meia-noite para buscar o marido na parada de ônibus, na rodovia que liga Raposa a São Luís. Foi quando o veículo dela foi trancado por uma motocicleta em que estavam dois homens. O carona teria entrado no carro da vítima e a obrigado a desviar o caminho por uma estrada vicinal.

Com uma arma na cabeça, a jovem teria dirigido o carro por cerca de três quilômetros até uma área mais isolada do povoado Itapeua Cumbique. Lá, um terceiro homem já aguardava a vitima que, posteriormente, relatou à família, ter sido arrastada pelos cabelos para dentro do mato, onde foi, brutalmente, espancada e violentada sexualmente.

Depois de ter sido espancada, a jovem conseguiu escapar dos bandidos. Por dentro do mato, ela se arrastou por mais um quilômetro até conseguir chegar a uma casa, onde foi socorrida pelos moradores.

Ainda na segunda-feira (19), a família e amigos da vítima fizeram buscas na área, mas não encontraram o corpo do bebê. As equipes do Corpo de Bombeiros começaram as buscas no dia seguinte.

A mulher contou também que um dos bandidos tinha um vidro de álcool e um bisturi nas mãos.  Ela esteve internada em um hospital particular da capital.

"Vou pedir para Deus nos ajudar", diz mãe de maranhense morto na Bolívia Aposentada Maria do Amparo teve 17 filhos. Apenas José quis estudar. Ele cursava Medicina na Bolívia e morreu ao ter 95% do corpo queimado.


As cinzas do corpo do estudante maranhense José Antonio Francisco Da Costa Baguen, de 23 anos, serão liberadas às 11h deste sábado (24) e devem chegar no fim do dia ao município de São Mateus (188 km de São Luís). Ele morreu após sofrer queimaduras em 95% do corpo, em uma explosão no apartamento onde morava em Cochabamba, na Bolívia.
De acordo com a família, a cremação ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (23). O jovem estava na Bolívia há dois anos e meio, onde cursava o 6º período de Medicina na Universidade Técnica Privada Cosmo (Unitepc).
O único dos 17 filhos da aposentada Maria do Amparo que quis investir nos estudos e em uma carreira profissional, José Antônio deixou em São Mateus esposa e dois filhos, em busca de um futuro distante da pobreza que sempre orquestrou sua vida. "Ele soube dessa oportunidade através de outros jovens daqui de São Mateus, que já estavam lá. Largou emprego e família para correr atrás do sonho", conta a mãe.
E para conquistar esse sonho, ele enfrentou muita dificuldade. "Ele só estudava lá e eu mandava dinheiro daqui. Sou aposentada e ainda tenho a família daqui para sustentar. Sei que ele passou muita fome, muita dificuldade, porque só tinha eu para ajudar. Era a mãe e o pai dele. Para pagar as despesas, eu fazia todo tipo de serviço, como capinar, fazer faxina. Mas todo dinheiro era pouco. Ele ainda passava muita necessidade", lembra.

Apesar de todo o esforço da mãe para ver o filho médico não ter tido o desfecho planejado pela família, dona Maria do Amparo diz não se arrepender de nada. "O que tem que acontecer, acontece. É uma dor muito grande saber de uma notícia dessa. Agora, é pedir para Deus nos ajudar. Vamos batalhar para criar os filhos dele. Se os filhos tiverem o mesmo sonho, vamos fazer o mesmo esforço", assegurou.
Ela lembra com carinho do filho morto. "Ele era uma pessoa alegre, calma. Entrou na igreja aos 11 anos de idade, onde ficou até morrer. Dizem que vão trazer um diploma junto com as cinzas dele, e uma mensagem. A mais linda do mundo".
Entenda o caso
O estudante maranhense José Antonio Francisco Da Costa Baguen, de 22 anos, que morava Cochabamba, na Bolívia, morreu após um vazamento de gás no apartamento onde morava. De acordo com informações apuradas pelo G1 junto à família da vítima, sem saber do vazamento, o rapaz teria ligado o notebook, o que provocou a explosão.
Rapaz de 22 anos morreu na Bolívia, após explosão em apartamento (Foto: Luiz Fernando Lopes)Rapaz de 22 anos morreu na Bolívia, após explosão em apartamento (Foto: Luiz Fernando Lopes)
  se  fosse  filho  de  papaizinho    eles  tiram  trazindo o  corpo  mais com  não  é  o  govorno  não fez  nada  ,  este  é  o nosso   pais  .

Oposição se desdobra para estancar queda de Flávio Dino

Oposição se desdobra para estancar queda de Flávio Dino






A oposição brada em alto e bom som que o grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB) está desesperado com uma suposta derrota para Flávio Dino nas eleições de 2014. Mas não é bem assim.
foto luis fernando atual
Apesar de o comunista ainda liderar com folga todas as pesquisas de intenção de votos, é justamente a oposição que demonstra preocupação com o resultado das urnas. Já que as mesmas pesquisas revelam queda de Flávio Dino.
Quem acompanha as notícias e os bastidores da política percebe claramente o esforço da oposição para desgastar um candidato chamado pela imprensa comunista de “picolé de chuchu”.
Na Assembleia Legislativa, a base oposicionista ocupa a tribuna do começo ao fim das sessões com denúncias envolvendo apenas prefeitos aliados do governo. Imediatamente os discursos ganham as manchetes na imprensa comunista.
É ela também que se encarrega de criar factóides contra o governo e rebater denúncias contra seus aliados, além é claro, de turbinar qualquer assunto relacionado ao comunista e seu grupo.
A última pesquisa de intenção de votos para o governo retrata exatamente o esforço da oposição para passar a falsa ideia de que Flávio Dino tem eleição tranquila. Numa clara manipulação da informação, todas as manchetes seguiram a mesma linha no sentindo de induzir o leitor que “Flávio vence no primeiro turno”.
O que ninguém mencionou foi um detalhe que faz toda a diferença: se as eleições fossem hoje, o que não é o caso. Ainda falta mais de 1 ano para o início da campanha eleitoral.
Outro ponto, o principal, omitido pela oposição é o fato de Luis Fernando ter crescido nas pesquisas, já chegando próximo aos 20 pontos, enquanto Flávio Dino está em queda livre. Mas essa informação não tem como ser publicada por eles. E nem deve.

Homem é morto com três tiros em Barra do Corda

Um homicídio foi registrado por volta das 11h desta sexta-feira (23) no município de Barra do Corda. Um homem conhecido como Galego foi assassinado com vários tiros na Avenida Lulu Rodrigues.
Foto: Folha da Barra do CordaSegundo informações da polícia, três homens em um veículo Gol preto se aproximaram da vítima e efetuaram os disparos.
A vítima também estava armada e chegou a Foto: Folha da Barra do Corda
sacar um revólver e atirou contra o carro. Porém, ele foi atingido e não resistiu aos ferimentos.
                                                                          Foto: Folha da Barra do Corda