Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Prédio do Hemonúcleo de Santa Inês passa por reforma

 

A reforma no prédio é uma reivindicação antiga, os problemas que serão sanados são vários
                                  O prédio do Hemonúcleo localizado na Rua da Pedra Branca, em Santa Inês, esta passando por uma grande reforma que vai desde a entrada até os laboratórios, setor de distribuição e áreas de coleta de sangue vão ser completamente renovadas.
A obra do Governo do Estado custará cerca de R$ 191.690,68 mil que foram repassados para a iniciativa. A previsão é concluir as obras até o final deste ano. O prazo para entrega será  de 90 dias, mas segundo o mestre de obras Pedro Costa, o prédio pode ser entregue em até 40 dias.
A reforma é uma reivindicação antiga. Os problemas que serão sanados são vários. Infiltrações nas paredes e piso, parte da instalação elétrica, falta de acessibilidade nos banheiros para doadores, e o muro nos fundos  do prédio, além de calçadas que serão reconstruídas
O Hemonúcleo Regional do Vale do Pindaré atende também à região do Mearim, de onde recebe doadores, coleta e armazena o sangue. O hemonúcleo teve que ser interditado parcialmente em novembro de 2011, quando a Vigilância Sanitária Estadual constatou comprometimentos na estrutura física do local. Em Fevereiro de 2012, foi determinada a interdição total do Hemonúcleo, que está funcionando provisoriamente a Políclinica, na Barreirinha.
 

Atropelamento em massa deixa seis pessoas feridas em Pio XII

 

Violência do atropelamento deixou o carro totalmente danificado
Seis pessoas ficaram feridas após um atropelamento na cidade de Pio XII, na noite do último domingo (29). O acidente ocorreu na Rua da Bomba.
De acordo com informações da polícia, o atropelamento ocorreu por volta das 22h. O condutor de um veículo Corsa, identificado como José de Ribamar Pereira, de 50 anos, atropelou quatro mulheres e duas crianças, uma de 11 anos e outra de 13 anos. Ainda segundo a polícia, o motorista encontrava-se alcoolizado no momento do acidente.
O adolescente de 13 anos teve o ferimento mais grave, com fratura no fêmur. Todas as outras vítimas sofreram apenas escoriações e arranhões e foram encaminhadas para o hospital da cidade de Presidente Dutra.
José de Ribamar Pereira está detido na delegacia de Pio XII e não sofreu nenhum ferimento

Homem é morto na noite de ontem (29) no centro de Santa Inês

 
Um homem foi morto por um disparo de arma de fogo na noite de ontem, domingo. De acordo com a Polícia Militar, Igor Rafael da Silva, 23 anos, foi abordado por dois elementos ainda não identificados na Rua do Cajueiro, próximo ao bueiro, que efetuaram vários disparos contra a vítima, sendo que apenas um, atingiu o peito esquerdo da vítima que ainda foi levada para o Hospital Tomaz Martins, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
A Polícia Civil já está investigando o caso. Mais informações na edição impressa do AGORA, nesta quarta-feira (02).

BOMBA: TJMA concede liminar que suspende a decisão da Ação Civil Pública que favorecia os concursados.

 

Des. Guerreiro Junior, Presidente do TJ - MA
Os 383 servidores correm o risco de serem afastados de seus cargos. No entanto a decisão não se aplica a todos, já que não tem prevalência sobre as sentenças procedentes dos Mandados de Segurança individuais impetrados.
Na tarde de hoje (25), a o atual Executivo Municipal de Bom Jardim, por meio de uma ação cível incidental protocolada ontem (24/09/2013) no Tribunal de Justiça, conseguiu suspender os efeitos da decisão liminar proferida pelo Juízo de Direito da Comarca de Bom Jardim nos autos da Ação Civil Pública 215/2013, protocolada pela Promotoria de Justiça de Bom Jardim no início do ano.
A decisão liminar garantiu, em um primeiro momento, a efetivação da entrada em exercício dos 383 servidores municipais empossados no final de 2012 e impedidos de assumirem seus cargos pelo atual governo municipal (que editou Decreto anulando as nomeações de todos os considerados excedentes).

A suspensão da decisão liminar, em termos processuais, não tem força de afastar de suas funções todos os 383 servidores objetos da presente lide.
Segue o inteiro teor da decisão monocrática proferida na data de hoje (Processo nº. 0458032013 – TJMA):

D E C I S Ã O
Município de Bom Jardim, por seus advogados, requer a suspensão da liminar em sede da Ação Civil Pública nº 215-41.2013.8.10.0074, prolatada pelo MMª. Juíza de Direito da Comarca de Bom Jardim deferiu a tutela antecipada "(...) para declarar a ilegalidade do Decreto Municipal nº 003/2013 e determinar o restabelecimento das nomeações outrora realizadas, bem como válidos os termos de posse e exercício dos concursados, recolocando todos os nomeados em seus respectivos locais anteriormente ocupados, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (hum mil reais), além de resposabilização da atual gestora por ato de improbidade administrativa".
Em síntese, alega o requerente a ocorrência de grave lesão à ordem do município, bem como à saúde, à segurança e à economia pública municipal.
Relata que a ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público sob o fundamento de que os motivos que deram ensejo à edição do Decreto n.º 003/2013 (aumento de despesa com pessoal no período vedado e contrário à Lei de Responsabilidade Fiscal) não estariam comprovados, e que com base nessas alegações foi concedida a tutela antecipada sem oitiva da parte contrária.
Ressalta que está em curso na Administração Municipal procedimento para apuração das irregularidades/ilegalidades do referido Concurso, que poderão culminar com a anulação deste.
Sustenta a possibilidade de grave lesão à finanças públicas pela nomeação de excedentes, o que importa em elevação do percentual de gasto com pessoal em 2013, 2014 e 2015, acima do limite permitido pelos artigos  19 e 20 da LRF e artigos 40 e 41 da LDO para o exercício 2013.
Sustenta que a liminar concedida culmina em invasão à esfera de atuação do Executivo e, ao final, requer a concessão de suspensão da execução de liminar.
É o essencial a relatar.
O pedido de suspensão de execução de decisões judiciais é um meio posto à disposição das Pessoas Jurídicas de Direito Público ou do Ministério Público para que possam pleitear, junto ao Presidente do Tribunal, a concessão de uma contracautela destinada a suspender a execução de liminar, de tutela antecipada, de sentença ou de acórdão proferidos em determinadas ações movidas contra o Poder Público ou seus agentes, visando a evitar, enquanto não definitiva a decisão, grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas.
Trata-se de medida de exceção e, por esta natureza, seu deferimento se restringe a requisitos específicos, sendo indispensável, portanto, que se faça a efetiva demonstração de que o cumprimento da decisão resultará grave lesão a quaisquer dos bens públicos tutelados pela legislação específica.
Dessa forma, a cognição do Presidente do Tribunal no presente incidente processual é restrita e vinculada, cabendo apenas a análise da possível lesão pela decisão impugnada a um dos bens tutelados legalmente, não cabendo assim, a análise do meritum causae da demanda.
O Supremo Tribunal Federal tem entendimento pacífico neste sentido:
(...) 2. SUSPENSÃO DE SEGURANÇA. Exame pleno da causa. Inadmissibilidade. ICMS. Decreto paulista nº 54.177/2009. Substituição tributária. Constitucionalidade da questão. Alta complexidade. ADI nº 4.281. Impossibilidade de aprofundado exame de mérito no incidente de suspensão. Precedentes. Agravo regimental improvido. O incidente de suspensão não permite plena cognição da causa.
(SS 4177 AgR, Relator(a):  Min. CEZAR PELUSO (Presidente), Tribunal Pleno, julgado em 17/02/2011, DJe-047 DIVULG 11-03-2011 PUBLIC 14-03-2011 EMENT VOL-02480-01 PP-00112)
Comunga de idêntico posicionamento o Superior Tribunal de Justiça:
(...) 1. Asuspensão de liminar e de sentença limita-se a averiguar a possibilidade de grave lesão à ordem, à segurança, à saúde e às economias públicas. Não se examinam, no pedido de contracautela, os temas de mérito da demanda principal.
(AgRg no REsp 1207495/RJ, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 14/04/2011, DJe 26/04/2011)
Analisando as razões expendidas pela requerente, a fim de ensejar a suspensão da liminar concedida em primeiro grau, infere-se que o pleito merece ser deferido. Afinal, a nomeação de concursados para o preenchimento de cargos públicos ser atividade discricionária da Administração Pública, dependendo da conveniência e oportunidade administrativas, cabe ao Poder Judiciário, tão somente, quando devidamente provocado, aferir a sua legalidade ou a inércia em fazê-la.
Verifico que, de fato, a medida obrigará o Município a adotar uma completa reorganização administrativa, o que acabaria caracterizando uma indevida ingerência do Poder Judiciário no âmbito de atuação do Poder Executivo, que teria de modificar seu quadro de pessoal, quando já em andamento os serviços públicos, bem como precisaria remanejar recursos que estão sendo aplicados em outros serviços administrativos.
Da apreciação dos autos, é possível perceber a invasão na esfera de atuação do Poder Executivo, evidenciando notória desconformidade com a Constituição Federal.
Tal ingerência somente poderia ser admitida, acaso verificada, de forma patente, a ocorrência de flagrante ilegalidade no ato praticado pelo requerente, fato que não restou devidamente demonstrado nos fundamentos da decisão liminar aqui impugnada, mormente pela sua natureza eminentemente prelibatória.
Assim, na hipótese dos autos, justifica-se a necessidade de serem suspensos os efeitos da liminar concedida, posto que em desacordo com os princípios da harmonia e independência dos Poderes, bem como ignorou a possibilidade de lesão à ordem e finanças públicas.
Diante do exposto, considerando presentes os pressupostos autorizadores da suspensão de liminar, defiro o pedido suspensivo.
Comunique-se ao Juízo da Comarca de Bom Jardim.
Publique-se. Cumpra-se.
São Luís, 24 de setembro de 2013.

Governo não cumpre promessa: Licitação da MA 318 que liga Bom Jardim a São João do Caru atrasa e agora esta agendada para o dia 5 de novembro.

Governo não cumpre promessa: Licitação da MA 318 que liga Bom Jardim a São João do Caru atrasa e agora esta agendada para o dia 5 de novembro.

Após atrasar licitação, população pode passar mais um ano
sofrendo com as condições da estrada MA 318. que
e o principal meio de acesso entre os dois municípios.
Após prometer em varias reuniões com o prefeito de São Joao do Caru (Jadson) e com a Prefeita de Bom Jardim (Lidiane) que o inicio das obras da MA 318, estrada que liga Bom Jardim a São João do Caru começariam em outubro, o Governo volta a nao cumprir promessa e atrasa para novembro a data de licitação da obra, que na pratica após os tramites licitatórios demorará mais algum tempo para de fato iniciar.
O que ocorre e que esse período vai coincidir com a data do rigoroso inverno da região e que se torna praticamente impossível as maquinas trabalharem no período, adiando mais ainda o sonho da população dessa região, assim a obra em que a Governadora e o Secretario Luis Fernando prometeram entregar em abril de 2014 agora corre o risco de nem começar até lá.
A população dos dois municípios que há anos espera essa obra terá que esperar um pouco mais. É que de acordo com o Processo Administrativo nº 0209152/2013 SINFRA tem agendada apenas para o dia 05 de novembro a concorrência que definirá a contratação da empresa especializada para execução da obra.
Se não consegue cumprir os prazos e a palavra empenhada como secretário, imagine como pretenso governador. (Samuel Bastos) Abaixo o extrato da Concorrência:
CONCORRÊNCIA N 64/2013-CSL
PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 0209152/2013 – SINFRA
A COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO – CSL da SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA – SINFRA, torna público que realizará às 15:00 horas do dia 05 de Novembro de 2013, em seu auditório, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, Calhau, Ed. Clodomir Millet, 1º andar, nesta Capital, CONCORRÊNCIA Nº 064/2013 – CSL/SINFRA, do tipo Menor Preço, objetivando a Contratação de empresa especializada para a execução de Obras e Serviços de Engenharia para Melhoramentos e Pavimentação das Rodovias Estaduais: MA-307, Trecho: Presidente Médici / Centro do Guilherme; MA-123, Trecho: Coelho Neto / Afonso Cunha; MA – 278, Trecho: Barão do Grajaú / São Francisco do Maranhão; MA – 318, Trecho: Bom Jardim / São João do Carú e MA – 282, Trecho: Lagoa do Mato / Gavião, na forma da Lei Estadual Nº 9.579 de 12 de Abril de 2012 e seus Decretos Regulamentadores, subsidiariamente à Lei Nº 8.666, de 21 de Junho de 1993. Este Edital e seus anexos estão à disposição dos interessados no endereço supra de segunda a sexta-feira, no horário das 13:00 às 18:00 horas, onde poderão ser consultados gratuitamente e obtidos mediante o recolhimento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais) feito, exclusivamente, através do Documento de Arrecadação de Receita Estadual – DARE, emitido ‘via internet”, no site www.sefaz.ma.gov.br, código da receita 214, podendo ser quitado em qualquer agência do Banco do Brasil S/A, da Caixa Econômica Federal (inclusive Casas Lotéricas) e nas Agências do Bradesco S/A em qualquer unidade da Federação. Esclarecimentos adicionais, no mesmo endereço e pelo telefone Fone/Fax:(98) 3218-8015.

bomjardimma.com

Luis Fernando vistoria obras em Barra do Corda

Luis Fernando vistoria obras em Barra do Corda

Em visita ao município de Barra do Corda, na tarde de sexta-feira (27), o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, participou, ao lado do prefeito  Wellryk Oliveira Costa da Silva (Erick Costa), de reunião com professores, gestores, servidores  e outros setores da sociedade  civil, quando falou de obras que estão sendo realizadas na região.
Foto 3 - Luis Fernando em Barra do Corda
Entre as obras citadas pelo secretário duas estão em andamento: na MA 331 (Governador Luis Rocha/ São Domingos do Maranhão), com 39 km de melhoramento e pavimentação; e na MA 336 (Joselândia / Miranorte), com 44 km de restauração.
O secretário ainda falou das obras na MA 272 (Barra do Corda/ Fernando Falcão), com edital publicado; na MA 329 (Itaipava do Grajaú/BR 226), com restauro de 69 km, com obras de melhoramento e pavimentação, já com edital publicado;  na MA 006 (Grajaú/ Fortaleza dos Nogueiras), em 146 km de restauração, com projeto a ser licitado; na MA 006 (Grajaú/ Arame), em 124 km de serviços de restauração e  projeto  a ser licitado;  além de restauração de 46 km da MA 270 (Colinas/ Mirador);  na MA 034 (São Raimundo Doca Bezerra / Entroncamento BR 226) com melhoramento e pavimentação, em Barra do Corda, de 63 km, projeto a ser licitado.
Barra do Corda sempre foi contemplada com ações do governo Roseana e, agora, trazemos duas importantes obras que deixam de ser sonho e passam a ser realidade, como a MA 012 do Trecho de São Raimundo do Doca Bezerra até Barra do Corda, assim como a estrada Barra do Corda a Fernando Falcão, que já tem recursos garantidos, anunciou.
Participaram da reunião os secretários de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; subsecretário de Assuntos Políticos, Júnior Marreca; além dos deputados estaduais, Magno Bacelar e Antonio Pereira; prefeitos Gustavo Augusto Ferreira (Jenipapo dos Vieiras) e Adailton Ferreira Cavalcanti (Fernando Falcão).
Após a reunião, secretários e prefeitos vistoriaram obras de drenagem no bairro do Tamarineiro. O local, em época de chuva, fica completamente alagado.
Uma obra profunda de drenagem, de saneamento, que vai dar origem a outra obra de embelezamento com duplicação de avenida”, disse Luis Fernando.
O secretário de Infraestrutura destacou que as obras modificam a estética da cidade e garante redução de problemas de saúde com o fim da poeira, da lama, incômodo, insegurança e quedas.
Os recursos do município são escassos para atender todas as necessidades da população e, nessa hora, chega o Governo do Estado com parcerias que garantem o desenvolvimento do município e a melhor qualidade de vida da população”.

Estrada do Bom Jardim será recuperada

Estrada do Bom Jardim será recuperada

Foto 2 Luis Fernando no Povoada Bom Jardim Foto Geraldo FurtadoO Secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, ao lado do vice-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, assinou neste domingo (29), ordem de serviço para pavimentação de 3 km de estrada no bairro Bom Jardim, em Juçatuba, zona rural de São José de Ribamar.
O Governo do Estado investirá cerca de R$ 2,5 milhões para asfaltamento do trecho.
Essa é mais uma obra do Governo do Estado para São José de Ribamar que irá garantir escoamento da produção agrícola, transporte escolar e o deslocamento dos moradores com segurança e rapidez. Um sonho já esperado pelas comunidades’”, declarou o secretário de Infraestrutura.
Luis Fernando ressaltou as ações que o Governo do Estado realiza por todo Maranhão e destacou que as obras executadas e entregues fazem a real mudança para melhor na vida da população.
“O asfalto deixa a estrada mais bonita e garante a chegada de mais conforto, emprego, educação e saúde. É sinônimo de menos doenças, mais segurança, progresso e qualidade de vida e acima de tudo, respeito a vida. Dessa forma que trabalhamos”.
Participaram do ato vereadores, secretários municipais, enfermeiras, professoras, lideranças políticas, comunitárias e rurais da região e moradores de comunidades beneficiadas e vizinhas.

Trio acusado de vários crimes é preso na Ponta da Espera em São Luís

Trio acusado de vários crimes é preso na Ponta da Espera em São Luís

Três homens identificados como Rodrigo Michael Diniz Martins, 26 anos; Antônio Carlos Machado Matos, o “Pezão”, 26 anos e Fernando Araújo Lima (suspeito de ser foragido da justiça), 30 anos, foram presos neste domingo (29), na Ponta da Espera, em São Luís.
presos ponta espera 1
A prisão foi efetuada pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. Eles são suspeitos de assaltado, tortura e cárcere privado, em Santana, interior do Maranhão.
presos ponta da espra 2
Com o trio foram apreendidos armas e dinheiro, eles foram apresentados e autuados no Plantão Policial da Vila Embratel.
A policia chegou a trio, após eles serem denunciados por terem praticados vários crimes no interior do estado, e que estariam seguindo para capital maranhense, em um  Honda Civic de placas HPV – 3163, vindo de ferryboat, para São Luís.
Foram encontrados com os três elementos uma pistola 765, com nove munições intactos, dois revólveres calibre 38, com oito munições intactas, cinco celulares, um GPS, um alicate grande para cortar cadeado, um cassetete de madeira, dois lacres pretos, R$ 782,95 reais, três dólares, um porta cédula com alguns documentos pessoais e um carro Honda Civic de placa HPV – 3163.
INFORMAÇÃO BATALHÃO DE CHOQUE DA PM