Páginas

domingo, 15 de setembro de 2013

Opinião: Uema é a 7ª pior universidade do país. Será?

Opinião: Uema é a 7ª pior universidade do país. Será?

Por Antonio Roberto Serra (*)
Muito cuidado com as análises acerca da qualidade de uma instituição simplesmente pelo que se noticia ou pelos discursos eufóricos de quem não conhece a verdadeira realidade dos fatos.
Os estatísticos sabem que nem todos os parâmetros são úteis para aplicação indistinta entre as instituições e que há uma série de variáveis valorosas muitas vezes desconsideradas nesses processos.
Não por outra razão, evidenciamos algumas contradições e levantamos suspeições sobre os métodos utilizados, tanto para as análises realizadas, quanto para a interpretação depreciativa da Uema diante desses resultados.
Senão vejamos, se o Enade é determinante para assegurar um bom posicionamento no ranking aqui considerado, como explicar a posição da USP em primeiro lugar, se ela nunca participou do referido exame?
Um outro olhar sobre os resultados divulgados nos leva a dizer que abaixo do pelotão de elite das universidades brasileiras (SP, RJ, MG e RS), a maior parte das instituições restantes, especialmente as do Nordeste e Norte, estão todas marginalizadas!
Nada mais do que o reflexo de anos de exclusão de políticas e fomentos para o ensino, pesquisa e pós-graduação em nível superior nessas regiões. Lêdo engano pensar que há alguma diferença significativa na qualidade institucional entre uma instituição ou outra no Maranhão ou mesmo no Nordeste, se fosse válida essa comparação.
Afinal, como comparar uma estrutura multicampi de uma Universidade Estadual do Maranhão (Uema) com uma  estrutura unitária de uma Universidade Estadual de São Paulo (USP, UNESP ou UNICAMP)? Pura ingenuidade!
De qualquer forma, bem vindo ao debate se ele vem para ajudar a Uema a ficar cada vez melhor!

MP aciona ex-prefeita de Dom Pedro por improbi

MP aciona ex-prefeita de Dom Pedro por improbidade administrativa

13/09/2013 às 17:54 em Política
Ex-prefeita de Dom Pedro
Ex-prefeita de Dom Pedro Maria Arlene Barros Costa
Na Ação Civil Pública, o promotor de justiça Luis Eduardo Souza e Silva denuncia que o Convênio nº 22/2010, no valor de R$ 655.813 mil, fazia parte do Programa Viva Casa do governo do Maranhão. As casas deveriam ser construídas de alvenaria e cobertas de telha para substituir as habitações de taipa e palha.
Ao investigar o convênio, o MPMA constatou que a prestação de contas está irregular, pois a ex-prefeita não apresentou os documentos necessários para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além disso, nenhuma casa foi construída.
Por conta das ilegalidades, o promotor pediu à Justiça que determine o ressarcimento integral do dano causado aos cofres públicos, no valor de  R$ 655.813 mil, a ser pago por Maria Arlene Costa. Também foi solicitada a indisponibilidade dos bens da ex-gestora para garantir o pagamento dos valores desviados; suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de dez anos.

Pres. do STIMA Jarlis Adelino recebe “Intimato” de Washington Luis para ser o candidato a deputado do PT, em Açailandia

Pres. do STIMA Jarlis Adelino recebe “Intimato” de Washington Luis para ser o candidato a deputado do PT, em Açailandia

15/09/2013 às 08:39 em Política
freitas digital
Jarlis e Antonio Erismar
Vice-governador abraçando Jarlis Adelino, ao fundo o ex-vice-prefeito Antonio Erismar.
Informações que chegaram até a redação deste noticioso Blog dão conta de que, além das reais possibilidades de chegar à presidência do diretório do partido dos trabalhadores (PT), em Açailândia, o ex-candidato a vereador e atual presidente do sindicato dos metalúrgicos (STIMA), Jarlis Adelino teria recebido um “Intimato” do vice-governador do Estado do Maranhão, Washington Luis, para ser o candidato a deputado estadual do partido, na região.
Jarlis vem se destacando pelo o relevante trabalho que vem desenvolvendo frente ao sindicato dos metalúrgicos (STIMA), do qual o mesmo é presidente.
A disputa pela a presidência do diretório do PT de Açailândia vem gerando polêmica nos bastidores políticos, uma vez que apenas dois nomes estão na disputa, o presidente do STIMA Jarlis Adelino (PT) e o ex-vice-prefeito de Açailândia Antonio Erismar (PT), que após ser derrotado nas urnas nas últimas eleições, acabou sumindo literalmente do meio político.
Ainda segundo informações, Erismar anda meio “Invocado” com os últimos acontecimentos, uma vez que o mesmo nunca teria se sentido tão desprestigiado pela direção estadual do seu partido (PT), como atualmente. O Titular deste Blog tentou fazer contato com as partes citadas na matéria, mas sem sucesso.

Valdivia leva cotovelada e critica arbitragem do país

Valdivia leva cotovelada e critica arbitragem do país

valdiviaNeste sábado, nos minutos finais do empate do Palmeiras por 1 a 1 com o América-MG, no Independência, em jogo válido pela Série B, uma confusão nos minutos finais causou as expulsões de Alan Kardec e Matheus.
O vermelho aplicado a seu colega de Verdão por Cláudio Mercante Júnior não agradou a Valdivia, que criticou a arbitragem brasileira e mostrou que se sente perseguido no país.
- É muito fácil, falei para o árbitro. Lá fora, quando dá problema assim, o árbitro conversa. Aqui, é mais simples dar vermelho para os dois. Tem de ter mais consciência, mas aqui é mais simples dar vermelho – disse Valdivia.
A confusão aconteceu na reta final do segundo tempo. Sem a bola, Márcio Araújo tentou invadir a área, mas foi puxado. Na sequência do lance, Kardec se estranhou com Matheus, goleiro do Coelho e, em meio à discussão, levou uma cusparada de Willians, ex-jogador do Palmeiras.
Antes disso, também no segundo tempo, Valdivia foi atingido no rosto por um jogador do América-MG em uma jogada pelo alto. Após o jogo, com gelo no local, o chileno se mostrou revoltado com o lance.
- Tomei cotovelada, quando sou eu que recebe ninguém fala nada. Se eu que dou, STJD aparece, imprensa fica falando, mas a cotovelada que recebi está aqui. Quando sou eu, não tem problema – desabafou.

Famem vai reunir em Brasília prefeitos de IDH ruins

Famem vai reunir em Brasília prefeitos de IDH ruins

gil entrevistaO presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, convocou nesta sexta-feira (13), durante entrevista concedida ao programa Fala Maranhão, da TV Cidade, prefeitos e prefeitas dos municípios maranhenses que apresentaram os piores Índices de Desenvolvimento Humano, de acordo com o Atlas do IDH 2013, a participar, nesta próxima semana em Brasília, de reuniões com os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Educação).
Durante os encontros, a entidade municipalista e gestores públicos cobrarão dos representantes do Governo Federal a elaboração e execução de ações que possam modificar este quadro negativo.
Segundo o Atlas do IDH, dos 300 municípios brasileiros que apresentaram os piores Índices de Desenvolvimento Humano, 52 são do Maranhão.
A ida da caravana municipalista à capital federal é uma articulação de Gil Cutrim com o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), que foi o responsável pela solicitação das audiências dos gestores com os ministros.
A programação da caravana municipalista maranhense tem início no dia 19 com uma reunião com o ministro Aloizio Mercadante. O encontro acontece no auditório do edifício sede do Ministério no horário das 14h30 às 18h. No dia 20, prefeitos e prefeitas estarão reunidos com o ministro Alexandre Padilha no auditório Emílio Ribas, situado no térreo do Ministério da Saúde, das 9h ao meio dia.
A Famem promoverá, em breve, encontros semelhantes destes prefeitos e prefeitas com representantes do Governo do Estado.

Homem é preso na madrugada e solto e morto na manhã

Homem é preso na madrugada e solto e morto na manhã

Nivaldo Freitas Amaral morreu a tiros no início da manhã deste sábado.
O crime aconteceu na rua São Pedro bairro, no bairro do João de Deus.
assassinato no joao paulo
De acordo com informações colhidas pelo GI Portal no local, um grupo chegou até a vítima e efetuaram vários tiros Nivaldo.
Os disparos atingiram a vítima na região da cabeça e causaram a morte ainda no local.
A polícia vai iniciar investigações por envolvimento com trafico de drogas.
Nivaldo havia sido preso na madrugada desta sábado e solto no início da manhã. Minutos depois, acabou morto.