Ibama já apreendeu 4.370m³ de madeira em operação 'Hiléia Pátria'
Operação também ocorre no Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.
Segundo Ibama, madeira apreendida será doada para comunidades.
Até o momento, foram apreendidos no Maranhão mais de 4.370m³ de madeira, o equivalente a 110 carretas lotadas, e aplicadas multas que ultrapassam os R$ 2,3 milhões, na operação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) batizada de "Hiléia Pátria". O objetivo da ação é combater o desmatamento ilegal em áreas protegidas federais na Amazônia, também presentes nos Estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.
As outras apreensões foram: quatro tratores, três armas, três caminhões e 16 serrarias. Na etapa ostensiva, iniciada em junho/2013, a operação passou por vários municípios do entorno das Terras Indígenas Auto Turiaçu, Awá e Caru, sendo as duas últimas limítrofes com a Reserva Biológica do Gurupi. A extensão total dessas áreas federais é de 10.898,53 hectares.
Atualmente sediada em Buriticupu, importante pólo madeireiro situado ao lado da Reserva Biológica, a "Hiléia Pátria" mantém bases em vários municípios da região, onde agentes do Ibama ocupam áreas protegidas com histórico de exploração ilegal de madeira.
Participam também da operação "Hiléia Pátria" o Batalhão de Polícia Ambiental - BPA/MA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e Fundação Nacional do Índio – Funai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário