As lutas sociais da cidade e do Estado encontraram eco em sua voz. Como deputado estadual, denunciou o processo de grilagem e violência no campo, contrapôs-se à ditadura militar então vigente e mostrou a ligação entre o regime ditatorial e a oligarquia local. Como militante social, apoiou a luta pela moradia popular, participou da luta pela anistia ampla, geral e irrestrita, pelas eleições diretas e pela Constituinte livre e soberana.
Na área da luta política, foi fundador do Partido Democrático Trabalhista, o PDT, a cuja construção e fortalecimento dedicou boa parte de sua vida. Pelo PDT, se elegeu prefeito de São Luís por três vezes e governador do Estado em 2006, tendo seu governo interrompido por uma trama judicial de características golpistas.
A exposição, que tem o nome de “A Vida é Combate”, permanece aberta à visitação até o próximo domingo, dia 19. As fotos que contam a trajetória de vida de Jackson Lago são de Gabriel Jauregui, Maurício Alexandre e Felipe Klamt. A produção é do Studio Edgar Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário