Idoso é transferido após 52 dias em cela de 6 metros de DP de Piracicaba
Homem foi preso em julho após mandado de prisão preventiva expedido.
Ele é suspeito de ter cometido crime sexual em Marilândia do Sul (PR).
Idoso ficou 52 dias em cela pequena de 1º Distrito Policial em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Um preso de 60 anos foi transferido na manhã desta quinta-feira (22), para o presídio de Sorocaba
(SP), depois de ficar 52 dias em uma cela de seis metros quadrados com
privada no 1º Distrito Policial (DP), onde funciona ainda o plantão
policial de Piracicaba (SP). Ele esperava por vaga em presídio do Paraná depois de ter sido capturado no dia 2 de julho deste ano em Rio das Pedras (SP). Ele é suspeito de estupro de vulnerável (menor de idade) ocorrido em Marilândia do Sul (PR).A cela deve ser usada apenas por suspeitos de atos criminosos de forma transitória. Ela é inapropriada para quem ficar nela por mais de 24 horas. O colchão, onde o homem estava, ficava metade dentro do banheiro que só tem vaso sanitário e não tem chuveiro. Ele tomava banho quando carcereiros o levavam para dentro da delegacia. Ele foi preso após mandado de prisão preventiva expedida por um juiz de Marilândia do Sul.
"Somos seres humanos, temos sentimentos e, mesmo ele sendo um preso, não podemos fechar os olhos. Tudo que é possível para ajudar está sendo feito", disse um policial, que pediu para não ser identificado na manhã desta quinta ao G1. A reportagem esperou a saída do idoso, mas o delegado do local, Rinaldo Puia, não autorizou imagens da transferência e a saída do suspeito foi feita pelos fundos da unidade nesta manhã.
Respostas da SSP E SAP
A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da assessoria de imprensa, informou que por tratar-se de mandado de prisão expedido por juízo do Paraná, não existe a possibilidade de inclusão do preso em sistema penitenciário no estado de São Paulo. Informou ainda que imediatamente após a prisão, a secretaria passou a fazer os tramites para a transferência do preso, cabendo esta escolta a Coordenadoria Operacional da Policia Militar de São Paulo.
A SSP disse ainda que realizou todos os processos para a transferência e obteve a autorização para encaminhar o preso até um sistema penitenciário do Paraná, sendo que diferentemente do que informou o G1, na manhã desta quinta. a secretaria afirmou que o homem deve ser transferido na primeira semana de setembro por policiais militares do CPI – 9.
Esclareceu ainda que diante das dificuldades expostas, a SSP está expedindo uma mensagem a Coordenadoria Prisional de Campinas, com o intuito de que analisem a possibilidade de recebimento do preso até a transferência que será realizada pela Policia Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário