Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

NO DIA DEZ DE NOVEMBRO DESTE ANO BURITICUPU-MA COMPLETARA 19 ANOS DE DE EMANCIPAÇÃO

NO  DIA  DEZ   DE NOVEMBRO  DESTE  ANO  BURITICUPU-MA  COMPLETARA 19  ANOS  DE   DE EMANCIPAÇÃO

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

[Cópia+de+Vista+Aérea+(Rio+Buriticupu3).JPG]
Essa é uma foto aérea do Rio Buriticupu foi tirada em maio de 2006.



Buriticupu tem uma história diferente da maioria dos municípios brasileiros, como se sabe não surgiu espontaneamente, sua criação foi dirigida e teve a participação direta do governo do Estado do Maranhão, através de um Projeto de colonização executado a partir do ano de 1973, na gestão do Governador Pedro Neiva de Santana.
Na época, boa parte dos milhares de pequenos produtores rurais que padeciam sem terra para trabalhar foi trazida pelo Governo do Estado para o Projeto Pioneiro de Colonização, até então a maioria deles trabalhavam para latifúndios em regime de semi-escravidão, em diversas regiões do maranhão e do Brasil.
O nome Buriticupu surgiu muito antes da colonização, em homenagem a um dos rios existentes na localidade. Esse nome surgiu da união de duas frutas abundantes na região, das palmeiras de buriti que cresciam as margens do rio com as matas adjacentes de onde medrava o cupu, brotou Buriticupu, um nome que apesar de híbrido, parece tão natural quanto às árvores dos saborosos frutos que o batizaram.
O lugar já era habitado por índios Guajajara desde 1940 e por índios guajá que haviam fugido do litoral maranhense aproximadamente em 1650, estes últimos são primitivos, arredios, dos quais não restam mais do que cinqüenta pessoas que sobrevivem aos trancos e barrancos na terra indígena Araribóia e que impõem medo a índios de outras tribos.
Nos anos 80 a indústria madeireira, agricultura e o comércio foram os fatores que mais contribuíram para o crescimento da economia de Buriticupu, transformando-o no maior povoado do Maranhão, e, sendo apenas um povoado já possuía duas agências bancárias. Nesse mesmo período ocorreram muitos conflitos agrários onde 36 fazendas foram ocupadas e 56 morreram, incluindo-se fazendeiros, jagunços, pistoleiros, policiais e agricultores.
Depois de várias manobras política na tentativa de adiar o projeto de emancipação do povoado, finalmente o então governador do Estado, José de Ribamar Fiquene sanciona a seguinte Lei Estadual – 6.162/94, (projeto dos deputados Oseias Rodrigues e Carlos Braide), criando o município de Buriticupu. A instalação do município ocorreu no dia 1º de janeiro de 1997.
Ao longo dos tempos tem se observado a evolução nos diversos aspectos da vida de Buriticupu: históricos, sociais, culturais, econômicos, religiosos, comunitários e político-administrativos.
Em 1996 aconteceu a primeira eleição municipal, cujo prefeito eleito foi o jovem senhor Antonio Gildan Medeiros que comandou o município por oito anos consecutivos. O segundo prefeito foi o industrial Antonio Marcos de Oliveira (o Primo) este começou o mandato em 2005, e em 2008 foi reeleito para mais um quadriênio 2009 a 2012.
Apesar de apenas 12 anos de emancipado, Buriticupu já é o 15º maior dos 217 municípios maranhenses. O seu desenvolvimento em tão pouco tempo é mais um exemplo do vigor das potencialidades e das suas riquezas.
 Isaias Neres Aguiar
historiador

 
foto aérea de Buriticupu, no centro vemos o Bosque maracajá, maio de 2006.




















Essa é uma foto aérea do Rio Buriticupu foi tirada em maio de 2006.


AGORA VOCES    ME   FALAM O QUE MUDOU  DE  LA PRA CA  TANTO  A  CIDADE  COM  O RIO    PROFESSOR DA UFMA REALIZA AULA DE CAMPO EM BURITICUPU
NO DIA  19 DESTE MÊS OS ACADÊMICOS DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFMA/PROEB REALIZARAM AULA DE CAMPO COM O PROFESSOR MARCELINO QUE É GRADUADO EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA, MESTRE EM AGROECOLOGIA E DOUTORANDO EM AGRONOMIA. O PROFESSOR QUE MINISTRA A DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL  PASSEOU PELO CENTRO DA CIDADE, VISITOU O LIXÃO  E O RIO BURITICUPU COM OS ALUNOS. 
VEJA AS FOTOS

LIXÃO DE BURITICUPU AS MARGENS DA BR 222
POLUIÇÃO SONORA NO CENTRO COMERCIAL DE BURITICUPU   

VISITA AO MERCADO MUNICIPAL - AO CENTRO PROF. MARCELINO

LIXO NO CENTRO COMERCIAL DEPOSITADO PELOS COMERCIANTES

VISITA AO MATADOURO DA TERRA BELA-PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE HIGIENE

CENTRO COMERCIAL  
HOJE ESTAMOS  NO  DIA  23/08/213

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário