Estudo aponta 500 pontos de descarte irregular de lixo em São Luís
Ações de fiscalização em terrenos baldios foram iniciadas nesta sexta (6).
Alguns podem ser desapropriados.
1 comentário
Terrenos baldios passarão por fiscalizações e podem ser desapropriados (Foto: Divulgação/Secom)
Um levantamento realizado pela São Luís
Engenharia Ambiental (Slea), empresa responsável pela limpeza pública
na capital, apontou que há cerca de 500 pontos de descarte irregular de
resíduos sólidos no município. Devido ao problema, a prefeitura anunciou
ações de fiscalização em terrenos geralmente utilizados pela população
para o descarte de resíduos.A primeira parte das ações foi iniciada nesta sexta-feira (6), com a realização de limpeza mecânica das áreas. “A concessionária [Slea] faz a limpeza dos chamados terrenos baldios, mas a população volta a depositar lixo, ou seja, é algo interminável”, explicou o superintendente de qualidade ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Raul Vilhena.
Os pontos que serão fiscalizados durantes as ações, estão localizados em diversas áreas da cidade. A Blitz Urbana identificará os proprietários dos terrenos e a equipe de fiscais da Semmam vai lavrar os autos de infração, estabelecendo prazos para a regularização. Caso não atenda o dispositivo da Lei, serão aplicadas as sanções legais.
“Dependendo do caso, a área pode entrar em processo de desapropriação”, alertou Raul Vilhena. Além das notificações formais aos proprietários dos terrenos, foram afixadas placas de advertência nos locais vistoriados.
Segundo o diretor da Blitz Urbana, Edilson Silva, para as etapas posteriores das operações serão analisadas outras localidades de São Luís. “A Semmam irá nos passar um levantamento de propriedades e a partir daí, vamos identificar praças e ruas. Vamos dar continuidade neste trabalho”, afirmou Edilson Silva, que aproveitou a ocasião para ouvir os moradores das áreas visitadas e ressaltar a importância conjunta entre órgãos do poder público municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário